Notícias

Encontro "Audição da Criança"

Encontro audicao crianca op 2018

A audição da criança em tribunal é um tema que interessa a vários profissionais, nomeadamente na área do Direito e da Psicologia. Com o propósito de promover o debate e a reflexão conjunta, o Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados e a Delegação Regional Sul da Ordem dos Psicólogos Portugueses organizam este evento, que se irá realizar no próximo dia 23 de março de 2018, 6.fª, no Auditório do Alto dos Moinhos (Estação de Metro de Lisboa).

Este encontro irá contar com a participação da Dra. Isabel Porto, do IAC, com uma intervenção intitulada "A boa vontade não é suficiente…"no âmbito da Justiça Amiga das Crianças.

Mais informação aqui: https://www.encontroaudicaocrianca.com/

Reunião entre o IAC e o PCP

 Reuniao do IAC com PCP peq

O IAC recebeu hoje, dia 9 de março de 2018, uma comitiva do PCP encabeçada pelo deputado europeu e vereador da Câmara Municipal de Lisboa Dr. João Ferreira na sede do Instituto de Apoio à Criança. O Instituto de Apoio à Criança esteve representado pela sua Presidente Dra. Dulce Rocha e pela Dra. Matilde Sirgado, igualmente da Direção do IAC.

Acordo de Cooperação entre a Escola Superior de Educação de Coimbra e o Instituto de Apoio à Criança.

protocolo IAC ESEC 1 protocolo IAC ESEC 2

 

Foi no dia 15 de dezembro de 2017 assinado um importante Acordo de Cooperação entre a Escola Superior de Educação (ESEC) de Coimbra e o Instituto de Apoio à Criança.
Na cerimónia a Presidente da Direção do IAC , Dra. Dulce Rocha, e o Presidente da ESEC, Prof. Doutor Rui Mendes, assinaram o texto do Acordo.

11.º Fórum Europeu sobre os Direitos da Criança

 ana sotto mayor bruxelas 2017

O 11.º Fórum Europeu sobre os Direitos da Criança, decorreu em Bruxelas, de 6 a 8 de novembro.
Mais uma vez a representar o IAC esteve a Dra. Ana Sotto-Mayor, do setor jurídico. Este evento contou com a participação da Dra. Marta Santos Pais, Special Representative of UN secretary general on violence against children.
Sabe mais aqui : http://ec.europa.eu/newsroom/just/item-detail.cfm?item_id=128349

Projeto Europeu MaPchIPP - Multidisciplinaridade na Proteção à Criança

O Instituto de Apoio à Criança (IAC) tem por objetivo principal contribuir para o desenvolvimento integral da criança, na defesa e promoção dos seus direitos, sendo a criança encarada na sua globalidade como sujeito de direitos na família, na escola, na saúde, na segurança social e na justiça.

Pretende estimular, apoiar e divulgar o trabalho de todos aqueles que se preocupam com a procura de novas respostas para os problemas da Criança em Portugal, assim como colaborar com instituições congéneres, nacionais e estrangeiras.

O IAC integra desde 2016 o projeto MAPChiPP - projeto europeu para o desenvolvimento da formação de competências multidisciplinares na área da Proteção da Criança -, que é liderado pela associação congénere Alemã “DIJuF”, em colaboração com parceiros experientes da Estónia, Holanda e Hungria. Foi desenvolvido um programa de formação que vai ser testado também nos países dos parceiros associados, nomeadamente, Portugal, Finlândia, Roménia e Reino Unido.

Convidamos agora todos os interessados a registarem-se em www.mapchipp.com para que possam obter mais informações sobre o projeto, usufruir de um arquivo de materiais e recursos na área da proteção da criança e integrar uma rede de profissionais de diferentes países.
Para mais informações consulte o flyer em anexo e registe-se em www.mapchipp.com/register.

Teríamos o maior gosto em contar com a sua participação. É muito importante que um grande número de profissionais da área da proteção à Criança dê a sua contribuição. Só assim teremos o êxito desejado, que se traduzirá em mais conhecimento e melhores procedimentos no nosso cotidiano.

Com os melhores cumprimentos,

A Presidente da Direção

Dra. Maria Dulce Rocha

________________________

(Maria Dulce Rocha)

Veja o Flyer

Sessão de Apresentação do Livro "Crianças em Situação de Rua"

livro Criancas situacao rua 1

O Instituto de Apoio à Criança convida V. Exa. para o lançamento do livro “Crianças em Situação de Rua - O Caso do IAC/Projecto Rua Em Família para Crescer”, da autoria de Matilde Sirgado – Coordenadora do Projecto Rua, no dia 29 de junho, pelas 18h00, na Livraria Bulhosa do Campo Grande (ver mapa).

A sessão contará com a presença da Presidente Honorária do IAC, Dra. Manuela Ramalho Eanes e a apresentação da obra será feita pelo Professor Catedrático do ISCSP da Universidade de Lisboa e da Universidade Aberta, Hermano Carmo e pela Presidente da Direção do IAC, Dra. Dulce Rocha.

A Direção

3º Workshop T.A.L.E. (Training Activities for Legal Experts)

 
   tale 3 workshop 9junho17 1 tale 3 workshop 9junho17 3 tale 3 workshop 9junho17 2 


O 3º workshop TALE teve lugar no dia 9 de junho de 2017, também na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, e teve como tema de fundo as Diretrizes do Comité de Ministros do Conselho da Europa sobre a justiça amiga das crianças.

Neste workshop contámos com a dinamização da Doutora Ana Rita Gil e da Procuradora Ana Massena.

 

A equipa do Projeto TALE/IAC,

Ana Sotto-Mayor, Isabel Porto e Nuno Domingues

 

Programa “Estou aqui” 2017: Reserve já a sua pulseira !

eu estou aqui 2017

Este programa consiste na distribuição de pulseiras gratuitas para ajudar pais e educadores a localizar crianças perdidas durante o Verão.

O lançamento da campanhã decorreu no dia 1 de junho, em Cascais, o lançamento do programa Estou Aqui 2017 da Polícia de Segurança Pública (PSP) com o apoio da Câmara Municipal de Cascais e dos parceiros Fundação PT, MEO, Missing Children Europe, Instituto de Apoio à Criança e Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna.

Este ano o programa traz duas novidades: a idade é alargada, passando a ser dirigido a crianças dos 2 aos 10 anos, e passa a estar ativo 365 dias por ano (de 1 de junho 2017 a 31 de maio 2018).

O programa Estou Aqui baseia-se num sistema inovador que, através de uma pulseira com código alfanumérico, permite (via 112 – Número Europeu de Emergência) de forma célere chegar ao contacto com os pais, educadores ou tutores de uma criança que se encontre perdida, promovendo o reencontro. Os dados são única e exclusivamente geridos pela PSP.

Em cinco edições o programa abrangeu mais de 163 mil crianças.

As pulseiras podem ser pedidas em https://estouaqui.mai.gov.pt/ e ficam disponíveis em poucos dias na esquadra da PSP escolhida. As pulseiras são pessoais, intransmissíveis e gratuitas e podem ser ativadas em outros países da União Europeia.

 

 

X Conferência Crianças Desaparecidas

cartaz X conferencia1

O Instituto de Apoio à Criança, que tem como missão a defesa e a promoção dos Direitos da Criança, vai assinalar o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas com a X Conferência Crianças Desaparecidas que terá lugar no Auditório Almeida Santos da Assembleia da República, no próximo dia 30 de Maio.

Este ano, a Conferência irá centrar-se mais uma vez nas medidas de natureza jurídica e humanitária que são imprescindíveis para um digno acolhimento dos refugiados, com especial menção para as crianças não acompanhadas, que têm merecido a nossa maior preocupação, e à tarde exibiremos um filme “A Boa Mentira”, do realizador Phillipe Falardeau, sobre a vida destas crianças nos campos de refugiados.

Dada a pertinência desta temática, temos o maior gosto em convidar V.Exª, para a referida Conferência, que terá início pelas 10H00, conforme programa em anexo.

 

A Presidente da Direção

Dulce Rocha

 

Programa (pdf)

Cartaz (pdf)

 

Notícias deste evento:

Diáro de Notícias

RTP

Colóquio “Como dar voz às crianças na violência doméstica”

coloquio 13 5 2017

 

Colóquio com a Dr. Dulce Rocha, presidente do IAC (Instituto de Apoio à Criança), no Palácio Flor da Murta, no dia 13 de maio de 2017 às 17h.,  seguido de momento musical ao piano por Teresa Palma Pereira.
Mais informações em www.flordamurta.pt
https://www.flordamurta.pt/pt/coloquio-como-dar-voz-as-criancas-na-violencia-domestica/

Largo da Memória, 14, 1349-045 LISBOA +351 213 617 880Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.