humanizacao“Até que ponto neste final do século XX, conseguimos traduzir nas atitudes e sobretudo na prática diária, os saberes, as recomendações e as intenções consignadas nas múltiplas leis, resoluções e convenções existentes?” António Torrado da Silva (1937-1997) Sócio Fundador do IAC

Desde a sua criação em 1989, o Sector da Humanização dos Serviços de Atendimento à Criança tem como linha de orientação a Defesa dos direitos da criança nos serviços de saúde e a humanização do seu atendimento.

 

 

 

O Setor

 
 

Finalidade

humanizacao_sector1Contribuir para o Desenvolvimento Integral da Criança, enquanto sujeito de direitos nos serviços de saúde.

Ampliar o conceito de Humanização, utilizando a Carta da Criança Hospitalizada como um instrumento de validação, tendo por princípio que a qualidade deve incluir os aspectos psicológicos, sociais e éticos dos cuidados à criança.

Propor estratégias de intervenção e apoiar acções no âmbito da defesa dos direitos da criança hospitalizada, promovendo o seu reconhecimento legal.

Desenvolver trabalho em parceria, de forma a fortalecer as relações entre as diferentes entidades envolvidas na saúde da criança e do jovem.

 

Metodologia

humanizacao_sector2São três as opções estratégicas do Sector:

Advocacia, dando voz aos interesses da criança e sua família.

Capacitação, promovendo, junto de instituições de saúde, profissionais, famílias e público em geral, um maior conhecimento e compreensão sobre a criança, enquanto sujeito de direitos.

Mediação dos interesses da criança, desenvolvendo acções junto dos órgãos de poder e dos media, participando em associações nacionais e internacionais congéneres e propondo estratégias que visem a melhoria das condições de acolhimento.

 

Destinatários

humanizacao_sector3Instituições de Saúde, Profissionais do Sector, Famílias e Público em geral.

Instituições que privilegiamos nas nossas áreas de intervenção:

  • Hospitais
  • Centros de Saúde
  • Escolas
  • Instituições de Acolhimento
  • Serviços da Segurança Social
  • CPCJ
  • Tribunais de Família e Menores
Read 33838 times
Largo da Memória, 14, 1349-045 LISBOA +351 213 617 880This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.