Eventos

Eventos -Geral (57)

 

 

Troque os seus Pontos Solidários na MEO a Favor do Instituto de Apoio à Criança

56681335 10157151880499570 6104645276474015744 n

O Instituto de Apoio à Criança faz parte de um grupo de 9 Instituições Privadas de Solidariedade Social integradas nos donativos. Os clientes da MEO podem trocar pontos a favor do IAC e assim, ajudam-nos a ajudar as crianças e a promover os Direitos das Crianças.

Pode aceder Aqui (5 euros) e Aqui (12 euros) à página da MEO com os donativos a favor do IAC

Aniversário do IAC: há 36 anos ao serviço da Criança

aniversario IAC 36 anos peq

No dia 14 de março assinala-se o 36º aniversário da criação do INSTITUTO DE APOIO À CRIANÇA presidido pela Drª. Dulce Rocha. O IAC é uma instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, criada em 1983 por um grupo de pessoas de diferentes áreas profissionais – médicos, magistrados, professores, psicólogos, juristas, sociólogos, técnicos de serviço social e educadores. Desde 1983 que o Instituto de Apoio à Criança tem sido uma importante realidade ao serviço da criança, da família e da comunidade, especialmente para muitas crianças o suporte que lhes falta, o garante dos seus direitos, interesses e necessidades. Sabemos que não vamos resolver todos os problemas das crianças em perigo, mal-amadas, desaparecidas e exploradas sexualmente e que sofrem tão dolorosamente as consequências de uma sociedade tantas vezes desumanizada e injusta socialmente. Como dizia o Dr. João dos Santos, sócio-fundador do Instituto de Apoio à Criança “o destino do homem determina-se na forma como é gerado, no calor dos braços que se lhe estendem, na ideologia que o envolve e na liberdade que lhe é proporcionada para imaginar, experimentar e pensar.

Doe 0,5% do IRS a favor do IAC

IAC IRS 2017 2017 peq IRS

Sem qualquer agravamento nos seus impostos, pode decidir que 0,5 % do valor do seu IRS, a entregar ao Estado, reverta a favor do IAC. Basta escrever no quadro 11 do modelo 3 o número de identificação fiscal do IAC "501 377 662". na opção "Instituições particulares de solidariedade social ou pessoas coletivas de utilidade pública (art.º 32.º, n.º 6, da Lei n.º 16/2001, de 22 de junho)" ! (art.º 32.º, n.º 6, da Lei n.º 16/2001, de 22 de junho)" !

 

IRS Modelo 3 consignacao 2019

Programa “Estou aqui” 2019: Reserve já a sua pulseira !

estou aqui 2019

Este programa consiste na distribuição de pulseiras gratuitas para ajudar pais e educadores a localizar crianças perdidas durante o Verão. As pulseiras podem ser adquiridas nas esquadras da PSP de todo o país, devendo posteriormente ser feita a ativação da pulseira através da página da internet do programa https://estouaqui.mai.gov.pt/Pages/Home.htm Esta edição do programa “Estou Aqui!” começa no sábado, dia 1 de junho de 2019, e é dirigido a crianças entre os dois e os dez anos. Esta iniciativa da Polícia de Segurança Pública tem como parceiros, além do IAC, a Missing Children Europe, a SGMAI, a Altice, a MEO e a Rádio Comercial. Na edição anterior o programa permitiu abranger mais de 68.000 crianças.

Concerto a favor do IAC

Dia Solidario 2019 cartaz

Fundada em 2012, a Escola de Música do Colégio Moderno organiza todos os anos, no quadro das suas atividades culturais, um concerto público no Teatro Nacional de São Carlos, cujos proventos têm revertido a favor de uma instituição sem fins lucrativos. Este ano em que se comemoram os 36 anos da existência do IAC, entendeu a Direção do Colégio Moderno atribuir a este Instituto a verba obtida com a realização do concerto que terá lugar no Teatro Nacional de São Carlos, como habitualmente, no próximo dia 22 de junho, sábado, pelas 21 horas. Convidamos todos os nossos associados, amigos e parceiros a estarem presentes, apoiando o IAC e usufruindo, simultaneamente, de um belo espetáculo musical. Os bilhetes podem ser adquiridos na secretaria do Colégio Moderno e o seu custo é de 10 solidários. Mais informações: tel. 217991840 ou email “This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Programa

Concerto Solidário 35 anos do IAC

concerto IAC35A Logo Principal FundosClaros 1  altice 20 nov

Com o objetivo de comemorar o 35º aniversário e assinalar o Dia Internacional dos Direitos da Criança, o Instituto de Apoio à Criança está a organizar a iniciativa musical solidária – “Crianças Somos Todos Nós”. Consiste na elaboração de um CD de canções originais dedicado aos Direitos da Criança e na realização de um concerto no dia 20 de novembro de 2018 na Altice Arena, sob o Alto Patrocínio de Sua Excelência O Presidente da República. Contamos, ainda, com o compromisso da Altice Arena, da Produtora Música no Coração, da RTP e da Câmara Municipal de Lisboa, sendo que esta última assumiu a coorganização do evento. Destacamos como principais patrocinadores a Santa Casa de Misericórdia de Lisboa, a Associação Mutualista Montepio e a Lactogal, entre outros. Este projeto conta com o empenho do músico João Só que, de forma generosa, abraçou esta causa como diretor musical. Para levar a cabo esta iniciativa, convidámos músicos portugueses de reconhecido mérito, tendo já aderido: Amor Electro, André Sardet, Bruno Ávila, Bruno Correia, Carlos Alberto Moniz, D.A.M.A., Frederico BC, HMB, João Só, Mafalda Borges, Manuel Guerra, Miguel Araújo, Os Azeitonas, Os quatro e meia, Rita Redshoes, Ruben Matay, Rui Veloso e The Black Mamba. Através do envolvimento da sociedade civil, pretendemos angariar fundos com as receitas de bilheteira e com a venda do CD, para que o IAC possa continuar a apoiar crianças, jovens e suas famílias em Portugal. Em 35 anos, muitas foram as crianças apoiadas e protegidas pelo IAC. E, orgulhamo-nos em poder dizer que hoje, muitas delas, tornaram-se adultos responsáveis e integrados na sociedade. Mas esta é uma tarefa nunca acabada. Todos os dias surgem novas crianças e novas situações a precisar de intervenção e apoio. Assim, o IAC depende também da ajuda de todos para poder continuar a sua missão – A Defesa e Promoção dos Direitos da Criança – uma causa que é de todos nós. Brevemente estará disponível um microsite com mais informação sobre esta iniciativa.

Microsite (clique aqui)

Bilhetes para o concerto (clique aqui)

Dia Mundial do Brincar & Dia Mundial da Criança no Palácio de Belém

Os Jardins do Palácio de Belém acolhem o Dia Mundial da Criança com um programa para todos, que inclui experimentar um balão de ar quente, veículos anfíbios e o cockpit de um caça F16. No dia 2 de junho, traga a família e venha passar o dia com as Forças Armadas Portuguesas em Belém. O Museu da Presidência da República, em colaboração com a Casa Militar da Presidência da República e o Instituto de Apoio à Criança, comemora sábado, 2 de junho, o Dia Mundial da Criança e o Dia Mundial do Brincar nos Jardins do Palácio Nacional de Belém.

XI Conferência Crianças Desaparecidas e Exploradas Sexualmente

O Instituto de Apoio à Criança, que tem como missão a defesa e a promoção dos Direitos da Criança, vai assinalar o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas com a XI Conferência Crianças Desaparecidas e Exploradas Sexualmente que terá lugar no Auditório do Centro de Estudos Judiciários, no próximo dia 29 de maio de 2018. Este ano, além das sessões de abertura e de encerramento, em que contamos com altas individualidades na área da infância e juventude, teremos uma Cerimónia de Homenagem a Álvaro Andrade de Carvalho, Psiquiatra, Coordenador dos Serviços de Saúde Mental e Docente Universitário, que deu sempre especial atenção à área da exploração sexual de crianças, tendo fundado com Catalina Pestana a Associação Rede de Cuidadores justamente para dar apoio a crianças e jovens vítimas de abuso e exploração sexual. Dada a pertinência desta temática, temos o maior gosto em convidar V.Exª, para a referida Conferência, que terá início pelas 9H30, conforme programa em anexo. A Presidente da Direção Dulce Rocha

 

 

 cartaz XI conferencia 2018 web 2

Programa (pdf)

Cartaz (jpg)

Press Release (pdf)

 

 

Encontro GAAF 2018 "A Escola na Proteção da Criança"

Em 1998, o IAC criou os Gabinetes de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF) que, sendo um projeto de mediação escolar, pressupõem a existência de uma equipa multidisciplinar. Estes gabinetes surgiram com a principal diretriz de intervir a um nível direto junto das crianças, famílias e comunidade escolar, promovendo um ambiente mais humanizado e facilitador da integração social. Sendo uma preocupação da Mediação Escolar oferecer aos seus parceiros formação variada, vimos convidar para mais um Encontro Nacional de GAAF, que irá decorrer no dia 8 de maio de 2018, na Escola Secundária Eça de Queirós em Lisboa.

 

I Encontro Natália Pais - “Actividade Lúdica – Passado, Presente e Futuro”

O Instituto de Apoio à Criança (IAC) irá homenagear Natália Pais, sócia fundadora do IAC e grande mentora do Sector da Actividade Lúdica, que nos deixou recentemente. Assim, temos o prazer de o convidar para o I Encontro Natália Pais, que se irá realizar no dia 12 de março de 2018, no Salão Nobre da Escola Superior de Educação de Lisboa, sob o tema “Atividade Lúdica – Passado, Presente e Futuro”, iniciando agora o que se prevê ser uma série de encontros com o seu nome.

 

Avenida da República, n.º 21 – 1050-185 LISBOA +351 213 617 880This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.