Notícias

RTP1, às 23.15h., dia 15 dezembro de 2018: Concerto Solidário de comemoração dos 35 anos do Instituto de Apoio à Criança

RTP1 positivo horiz RGB      concerto IAC35A Logo Principal FundosClaros 1

 

No dia 15 de dezembro de 2018, sábado, às 23.15h., na RTP1, será transmitido o Concerto Solidário do Instituto de Apoio à Criança (IAC). Este evento foi realizado com o objetivo de comemorar o 35º aniversário e assinalar o Dia Internacional dos Direitos da Criança, o IAC organizou o concerto solidário "Crianças Somos Todos Nós", que se realizou no dia 20 de novembro na Altice Arena. Com apresentação de Catarina Furtado, o concerto contou com a participação de um grupo alargado de músicos portugueses que não quiseram deixar de se juntar a esta causa, entre eles: Electro, André Sardet, Bruno Ávila, Bruno Correia, Carlos Alberto Moniz, D.A.M.A., Frederico BC, HMB, João Só, Mafalda Borges, Manuel Guerra, Miguel Araújo, Os Azeitonas, Os quatro e meia, Rita Redshoes, Ruben Matay, Rui Veloso e The Black Mamba.

Programação RTP1 (clique aqui)

Participação da Dra. Ana Perdigão no I Seminário Regional com o tema "Saúde e Prevenção da Violência no Ciclo de Vida"

I seminario olhao

A Dra. Ana Perdigão, jurista do IAC, irá participar no I Seminário Regional com o tema "Saúde e Prevenção da Violência no Ciclo de Vida" que irá decorrer no dia 27 de novembro de 2018, no Auditório Municipal de Olhão, evento este, organizado pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, IP.

Este Seminário tem como objetivos a reflexão acerca da problemática da Violência ao Longo do Ciclo de vida, no enquadramento do modelo organizativo dos serviços de saúde, com uma perspetiva da articulação intersetorial.

Programa (clique aqui)

 

 

Participação da Dra. Ana Perdigão no VI Encontro das CPCJ do Norte do Distrito de Leiria

 VI Encontro das CPCJ do Norte do Distrito de Leiria cartaz

A Dra. Ana Perdigão, jurista do IAC, participou no VI Encontro das CPCJ do Norte do Distrito de Leiria, enquanto oradora, no dia 26 de outubro de 2018, no Teatro-Cine de Pombal, em Leiria.

Programa (clique aqui)

 

 

Participação da Dra. Ana Perdigão na Comemoração do Dia Internacional dos Direitos da Criança em Cascais

ana perdigao casa das historias

A Dra. Ana Perdigão, jurista do IAC, participou na Comemoração do Dia Internacional dos Direitos da Criança, evento realizado no dia 20 de novembro de 2018, na Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais.

Programa (clique aqui)

 

 

I Seminário da Rede Municipal de Intervenção na Violência Doméstica de Loures

Loures I seminario 2018

A Dra. Dulce Rocha, Presidente da Direção do IAC, e a Dra. Maria João Malho irão participar no I Seminário da Rede Municipal de Intervenção na Violência Doméstica de Loures, no dia 29 de novembro de 2018, que irá decorrer no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, em Loures.

Programa (clique aqui)

Entrevista do Dr. Manuel Coutinho à revista Sábado

manuel coutinho sbado

 

O Dr. Manuel Coutinho, Secretário-Geral do IAC, deu uma entrevista à revista Sábado, que aqui se transcreve: 

"Onde as crianças correm maior perigo é dentro das próprias famílias"

Esta terça-feira celebra-se o Dia Universal dos Direitos da Criança. À SÁBADO, o secretário-geral do Instituto de Apoio à Criança garante que apesar de a situação das crianças em risco ter melhorado em Portugal há ainda "um trabalho muito grande" pela frente.

Esta terça-feira, 20 de Novembro, celebra-se o Dia Universal dos Direitos da Criança. Para o assinalar, o Instituto de Apoio à Criança (IAC) organizou um concerto solidário no Altice Arena, em Lisboa, e a UNICEF Portugal e o Ministério da Justiça organizam a primeira UNICEF Youth Talk em Portugal, um encontro com crianças e jovens com o objectivo de reflectir sobre o papel da justiça na defesa dos direitos da criança.

"As crianças, de um modo geral, são os seres mais vulneráveis. As crianças que vivem em ambientes mais vulneráveis, em contextos socioeconómicos mais deficitários, as que privam de perto com pessoas desestruturadas, são frequentemente as crianças que se apresentam numa situação de maior risco", explicou à SÁBADO Manuel Coutinho, secretário-geral do IAC. Consequentemente há, de acordo com o psicólogo, "um trabalho muito grande a fazer no sentido de perceber claramente onde é que estas crianças se encontram".

"Há ainda em Portugal, e no mundo, uma grande zona cinzenta que leva a que estes casos não sejam conhecidos", contou Manuel Coutinho, explicando que "quando as crianças em risco ou em perigo estão integradas em famílias mais estruturadas" os casos são, muitas vezes, mais facilmente detectados. No entanto, nos casos das crianças "em contextos sociais mais fragilizados, de famílias mais disruptivas", a sociedade por vezes "esquece-se de denunciar essas situações, esquecendo-se também que todas as crianças são crianças e que todas as crianças têm o direito de ser protegidas".

"A protecção da criança é um dever de todos nós enquanto cidadãos. Não é só um dever do Estado ou um dever das organizações da sociedade civil. É um dever que cada um de nós tem: não permitir que uma criança esteja a passar por uma situação de risco ou por uma situação de perigo. Na dúvida devemos denunciar", garantiu o psicólogo.

Como ajudar estas crianças?
Por norma, quem está mais em risco são as crianças mais novas, afirmou Manuel Coutinho, ressalvando que "essas, por vezes, não têm ainda capacidade de dizer que estão a ser maltratadas". Assim, "as crianças precisam de ter um adulto que as ajude, que apresente o caso a quem de direito para que seja devidamente avaliado".

Além disso, explicou, "onde as crianças correm maiores perigos é dentro das próprias famílias, é perto dos seus agregados familiares. É lá que elas muitas vezes são abusadas sexualmente, que são batidas, é lá que com muita frequência os seus direitos ficam desprotegidos". É por isso necessário "toda a comunidade para ajudar a sensibilizar para estas situações".

Manuel Coutinho considera que a situação das crianças em risco tem melhorado em Portugal. "Nos últimos anos tem havido uma grande melhoria. A criança hoje está na agenda do dia e a sociedade já não tolera maus-tratos sobre as crianças. Hoje em dia, os maus-tratos sobre as crianças, a humilhação, o mau trato físico, psíquico ou emocional, são vistos de uma forma muito negativa por toda a sociedade", assegurou o psicólogo. "Hoje em dia a criança começa a ser cada vez mais respeitada por toda a sociedade".

 

Veja a entrevista aqui: https://www.sabado.pt/vida/detalhe/onde-as-criancas-correm-maior-perigo-e-dentro-das-proprias-familias?ref=HP_DestaquesPrincipais

Dia Universal dos Direitos da Criança

CDC unicef

 

A 20 de novembro comemoram-se duas datas importantes em todo o mundo para os Direitos das Crianças: a proclamação da Declaração dos Direitos da Criança (em 20 de novembro de 1959) e adoção da Convenção sobre os Direitos da Criança (em 20 de novembro de 1989), pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

O objetivo da data é dar visibilidade e divulgar os Direitos das Crianças em todo o mundo.

Destaca-se pela sua relevância jurídica , a Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC), adotada por unanimidade nas Nações Unidas, documento que enuncia um amplo conjunto de direitos fundamentais – os direitos civis, políticos, económicos, sociais e culturais – de todas as crianças.

Esta convenção foi ratificada por Portugal em 21 de setembro de 1990, tendo entrado em vigor na ordem jurídica portuguesa em 21 de outubro de 1990.

Declaração dos Direitos da Criança

Convenção sobre os Direitos da Criança

Desdobrável da Convenção sobre os Direitos da Criança

http://www.un.org/en/events/childrenday/

Entrevista do Dr. Manuel Coutinho na Rádio Renascença: Crianças somos todos nós

RR manuel coutinho

“A linha SOS-Criança (116 111) já funciona desde 1988. Por vezes fico feliz quando vejo que o número de chamadas de crianças em perigo ou em risco tem vindo a diminuir. É sinal que o trabalho de prevenção e as campanhas de sensibilização têm ajudado a mudar mentalidades. O que eu tenho algum receio é aquilo que nós chamamos as cifras negras, ou seja, são aquelas crianças que ainda são maltratadas e das quais não é dada notícia. Mas olho sempre para as coisas com uma perspetiva animadora, sou otimista”. Manuel Coutinho (Secretário Geral do Instituto de Apoio à Criança)

Oiça a entrevista aqui: https://rr.sapo.pt/artigo/130986/manuel-coutinho 

 

Donativo através do 760 200 303

760200303  

Ao ligar para o 760 200 303 está a doar ao IAC o custo total da sua chamada (0,60€).

Junte-se a Nós! Pelas Crianças que fomos! Pelas Crianças que somos!

 

Apoio: MEO/Altice

Concerto Solidário 35 anos do IAC: presença na TVI

O IAC participou no programa "Você na TV" - TVI, hoje, dia 16 de novembro de 2018, com a presença da Dra. Manuel Eanes, Dra. Matilde Sirgado e Dra. Melanie Tavares, com o objetivo de promover o concerto solidário 35 anos do IAC.

tvi 1 2018 Manuela Eanes 1

tvi 1 2018 Manuela Eanes 2

tvi 1 2018 Manuela Eanes 3

tvi 1 2018 Manuela Eanes 4

 

Avenida da República, n.º 21 – 1050-185 LISBOA +351 213 617 880Cette adresse e-mail est protégée contre les robots spammeurs. Vous devez activer le JavaScript pour la visualiser.