Marta

Créditos: Deco Proteste

 

"Diversão na Mira"

Ao longo das últimas duas décadas o Sector da Actividade Lúdica foi convidado pela DECO a colaborar na avaliação de brinquedos.

A nossa última colaboração teve como objetivo a avaliação de brinquedos para crianças até aos 3 anos, a qual foi publicada na Revista PROTESTE no mês de dezembro, podendo ser consultada nos links abaixo.

Consulte o artigo completo (PDF - 5,1 MB) no nosso site ou através da DECO PROTESTE

 

artigo_intro_oaz

 

"Portugal, 30 anos de ludotecas. Uma aventura no mundo lúdico." (Abecasis, V., Lourenço, A., Santos, L., 2011)

Com o objectivo de divulgar o trabalho do movimento ludotecário em Portugal, tencionamos regularmente dar notícias sobre o que vai acontecendo, divulgando artigos, trabalhos, projectos e actividades na área da ludicidade. Dentro deste princípio, divulgamos o artigo publicado no livro "Brinquedoteca - Uma Visão Internacional" sobre o movimento ludotecário em Portugal.

Consulte o artigo completo (PDF - 1,1 MB)

 

artigo_pbrincar_al3

 

"Porquê Brincar no Hospital?" (Santos, L., 2011)

Brincar é essencial para a Criança. Deve ser reconhecido como uma necessidade específica do desenvolvimento, ao mesmo nível que comer e dormir. Sendo o brincar construtor da personalidade, permite à criança descobrir o mundo que a rodeia, descobrir as causas e as consequências, encontrar o seu lugar no mundo e aí desempenhar um papel que se modifica ao longo do seu desenvolvimento. A atividade lúdica em pediatria tem características próprias, diretamente ligadas à situação de hospitalização.

Consulte o artigo completo (PDF - 1 MB)

 

artigo_seguranca

 

Segurança do Brinquedo

O brinquedo não é um acessório supérfluo. Hoje em dia, os brinquedos ocupam um lugar considerável na vida da criança.  São objetos com múltiplas funções que contribuem para o desenvolvimento dos diferentes aspetos da sua personalidade. Pais, profissionais de educação e quem os comercializa devem estar conscientes desta realidade.

O Sector da Actividade Lúdica tem trabalhado sobre a segurança do brinquedo, deixando numa secção especial do site algumas informações sobre o tema.

 

anexoartigos

 

Folhetos Informativos da AL

Nº 1 (Dezembro 2008)
Antes de Oferecer…

 

O Sector da Actividade Lúdica do IAC criou um Folheto Informativo que pretende orientar a aquisição de brinquedos e, atendendo a que os videojogos fazem, cada vez mais, parte do quotidiano infantil e juvenil, incluimos ainda algumas sugestões práticas sobre os mesmos.

Consulte o documento completo (PDF - 536 Kb)

 

 

Halloween - Dia das Bruxas

O Halloween está a chegar! De onde vem a tradição de pedir um doce? E o que conseguimos fazer com uma simples abóbora? Veja tudo no livro que preparámos para si!

Consulte o documento completo (PDF 1,10 MB).

 

 

Jogos de Verão... na praia, no jardim, na piscina!

Neste Verão, jogue na praia, na piscina ou no jardim, com as ideias que lhe deixamos nesta publicação.

Consulte o documento completo (PDF 1,85 MB)

 

 

Criar com Desperdício!

Partilhamos os brinquedos e jogos que foram construídos por nós e pelos participantes da oficina "Criar com Desperdício".

Consulte o documento completo (PDF 1,57 MB).

 

 

Chegou a Primavera!

Que bom é sentir o calor do sol no rosto, o vento a balançar os cabelos e o aroma das flores a desabrocharem.

Deixamos algumas sugestões de jogos de exterior, numa época que convida ao contacto com a Natureza!

Consulte o documento completo (PDF 1,62 MB).

Ler 9129 vezes
Largo da Memória, 14, 1349-045 LISBOA +351 213 617 880Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.