A International Toy Library Association (ITLA) foi criada em 1990, em Turim, durante a 5ª Conferência Internacional de Ludotecas. Foi fundada para fornecer uma estrutura permanente e internacional para Ludotecas.

A decisão de formar a ITLA foi tomada em 28 de maio de 1987 na 4ª Conferência Internacional de Ludotecas em Toronto. A ITLA está registrada sob a lei belga como organização internacional sem fins lucrativos, cujos membros são associações de Ludotecas nacionais de todo o mundo e organizações ou indivíduos que apoiam os objetivos da Associação.

Objetivos da ITLA:

  • Disseminar o conceito de Ludotecas como um meio para trazer o brincar e os brinquedos para junto das pessoas.
  • Servir como um elo de ligação entre as organizações nacionais de ludotecas, oferecendo uma oportunidade de intercâmbio internacional de ideias e materiais.
  • Manter uma ligação com outras organizações e associações relacionadas com o desenvolvimento e as questões sociais, saúde, educação e lazer.
  • Promover o desenvolvimento, produção e criação de brinquedos e jogos que promovem o crescimento físico, psicológico, emocional, social e cultural, e divulgar informações sobre esses brinquedos.
  • Organizar eventos e conferências internacionais periódicas dedicadas a discutir vários aspetos do brincar, dos brinquedos e interações lúdicas.

Definição de Ludoteca para a ITLA:

As ludotecas disponibilizam recursos para brincar, incluindo brinquedos, jogos, uma equipa especializada e espaços específicos para tal, sem fins comerciais. Geralmente, uma Ludoteca é um espaço para toda a comunidade sem olhar a nacionalidade, raça, idade, sexo, deficiência ou religião.

Largo da Memória, 14, 1349-045 LISBOA +351 213 617 880Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.