A Criança no Cinema

  O Ciclo de Cinema “A CRIANÇA NO CINEMA”, uma iniciativa do IAC, em Coimbra, foi programado pela Fila K Cineclube e contou com as parcerias da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Coimbra, da Plataforma de Apoio a Jovens Ex-Acolhidos. Teve como objetivo contribuir para a reflexão sobre as diferentes formas de representação da Criança no Cinema.   As sessões decorreram no Auditório do Conservatório de Música de Coimbra. No dia 6 Junho, o filme “Ponette” foi apresentado por Inês Coutinho (CPCJ) e Maria do Céu (Psikontacto); no dia 13 Junho, o filme “O Espírito da Colmeia” teve apresentação de Natália Cardoso (APAV) e Paula Duarte (IAC); por fim, no dia 20 Junho, o filme “Ser e Ter” contou com a apresentação de Teresa Paixão (Colégio S. José) e João Pedro Gaspar (PAJE).

Sessões sobre os Direitos da Criança 2017  

No âmbito do Plano Anual da Comissão Social da Freguesia de Santo António dos Olivais de Coimbra, foram dinamizadas duas sessões relativas aos Direitos da Criança, tendo sido explorado o conto infantil Tanto, Tanto. O Jardim de Infância dos Olivais acolheu a primeira sessão, no dia 5 de junho, dirigida a 3 grupos, num total de 50 de crianças. No Jardim de Infância de Montes Claros, no dia 8 de junho, decorreu a segunda sessão de 124 crianças, divididas em 3 grupos. Ainda, no dia 8 de junho, visitámos o Sorriso - Associação dos Amigos do Ninho dos Pequenitos, em Coimbra e contámos, a história do Zebedeu, Um Príncipe no Hospital a um pequeno grupo de crianças da creche e pré-escolar. A Brincar, a Brincar se aprendeu a perder o medo de ir ao médico!

IAC-FCJ e o Projeto “Coimbra a Brincar” 2017  

O Projeto “Coimbra a Brincar” é uma iniciativa da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) e pretende assinalar o Dia Internacional do Brincar, dia 28 de Maio. O IAC-FCJ, parceiro deste projeto desde o seu início, divulgou o projeto através de um conjunto de atividades lúdicas que designámos por “Vamos todos brincar no pátio da escola”, no dia 20 de abril na Escola Escola EBI/JI Prof. Doutor Ferrer Correia, no Senhor da Serra, Miranda do Corvo e o dia 4 de maio no Agrupamento de Escolas Escalada na Pampilhosa da Serra, em parceria com as respetivas equipas GAAF. Participou ainda na Parada de divulgação pelas ruas da cidade de Coimbra no dia 16 de maio. O IAC-FCJ tentou trazer, para os dias atuais, os jogos e brincadeiras de outros tempos. Foram muitos os risos e os sorrisos e uma enorme vontade de brincar. Momentos preciosos, que os alunos vivenciaram com entusiasmo, aderindo às várias propostas com curiosidade e alegria, porque brincar é conviver, é partilhar e deveria ser inato a todas as crianças!

1 de junho 2017 – Dia Mundial da Criança 

O IAC em Coimbra celebrou o Dia Mundial da Criança em dois locais emblemáticos desta cidade, o Parque Verde e o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, com um programa especial de atividades, dirigido aos mais novos. A convite da Câmara Municipal de Coimbra, o IAC esteve mais uma vez presente no Parque Verde da cidade, na “Aldeia das Oficinas”,a dinamizar pequenos jogos, bem como a pintura de um mural. Esta iniciativa teve como destinatários cerca de 150 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 10 anos. Nos jardins do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, o dia foi repleto de muita diversão e muitas brincadeiras: saltámos à corda, fizemos bolas de sabão, jogámos ao elástico, participámos nas corridas de sacos e em todas elas, pulámos e saltámos com muita energia. Os atores principais das atividades foram as 200 crianças da Escola Básica de Casconha, Cernache e Externato João XXII, Coimbra. Esta iniciativa contou com a colaboração muito especial da turma do 1.º ano do Curso Profissional de Técnico de Animador Sociocultural da Escola Secundária D. Duarte de Coimbra. Foi sem dúvida, um dia cheio de momentos de diversão e aprendizagem, dedicado à Criança e, designadamente ao seu direito de BRINCAR.
 

Encontro Comemorativo dos 20 anos da Rede Construir Juntos

20 anos da rcj 2 0001

O Instituto de Apoio à Criança está a organizar um Encontro Comemorativo dos 20 anos da Rede Construir Juntos, que terá lugar no dia 30 de junho, no Auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude, em Lisboa.
Há vinte anos, o Instituto de Apoio à Criança desafiou um conjunto de Organizações da sociedade civil com projetos de apoio a crianças e jovens a partilhar experiências e conjugar esforços no combate à pobreza infantil, cientes de que só o trabalho em rede permite resultados duradouros e sustentáveis.
Em 1 de Julho de 1997, foi constituída a Rede “Construir Juntos”, que integra instituições de Solidariedade Social de Norte a Sul do País e região autónoma dos Açores. Refira-se que na altura contou com o apadrinhamento do Secretário de Estado da Inserção Social, Dr. Rui Cunha.
Esta rede congrega, atualmente, cerca de uma centena de instituições com responsabilidade na área da Infância/ Juventude e que têm em comum o desenvolvimento de ações que visam uma mais ajustada coordenação de esforços no combate à exclusão social dos grupos desfavorecidos, englobando estes, crianças e jovens em situações de perigo e respetivas famílias.
Nestes vinte anos, foram múltiplas as iniciativas da Rede, designadamente no combate ao abandono escolar e à exclusão social através de projetos de formação, em que se investe no desenvolvimento de competências pessoais e sociais. Esses projetos de educação para a cidadania tiveram bastante sucesso, merecendo especial menção o que respeita à aposta na valorização dos jovens apoiados pelas diversas organizações. A mais emblemática terá sido a criação da Rede Juvenil “Crescer Juntos” constituída pelos jovens apoiados pelas entidades parceiras e que muito tem feito pelo Direito à Participação.
Assim, neste Encontro, pretende-se refletir sobre a importância do trabalho em rede, equacionar o caminho percorrido e as mais valias desta rede de parceiros e as suas diversas atividades e projetos, reforçando o papel do terceiro sector na promoção do exercício de cidadania dos grupos mais vulneráveis.
A participação neste evento é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória.

Consulte o Programa do Encontro

Aceda à Ficha de inscrição

Colóquio Brincar e os modos de ser Criança

Brincar 2017 Cartaz

O Instituto de Apoio à Criança (IAC) tem por objetivo principal contribuir para o desenvolvimento integral da Criança, na Defesa e Promoção dos seus Direitos, sendo a criança encarada na sua globalidade como sujeito de direitos na família, na escola, na saúde, na segurança social e justiça.

É convicção do IAC que a promoção do "Direito de Brincar" consagrado no artigo 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança, conduz a um crescimento equilibrado e feliz, já que através do Brincar a Criança atribui significados, comunica, compreende os outros, aprende a respeitar regras, inventa, constrói vezes sem fim, numa reconstrução permanente.

Neste sentido, o IAC-FCJ divulga o Colóquio Brincar e os modos de ser Criança, a decorrer nos dias 26 e 27 de maio, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, em Coimbra.
Este evento tem como principal objetivo refletir sobre o BRINCAR como direito das crianças, como expressão do seu modo de ser e estar, e como estratégia cientificamente fundamentada de educação e de integração social. Iremos procurar despertar o interesse de todos os participantes para a importância da atividade lúdica, dando ao mesmo tempo a conhecer investigações e iniciativas já realizadas, na medida em que elas possam ser inspiradoras para novas ações, por ventura da iniciativa dos próprios formandos.

Mais informações e inscrições através do link: https://sites.google.com/site/brincar2017/

Em anexo segue Cartaz de divulgação e o Flyer com o programa.

Cartaz (pdf)

Programa (pdf)

I Jornadas Plataforma PAJE (Plataforma de Apoio a Jovens Ex-Acolhidos)

PageCoimbra 

Vão decorrer no dia 28 de abril, no auditório da Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra, as  I Jornadas Plataforma PAJE (Plataforma de Apoio a Jovens Ex-Acolhidos)

Em representação do IAC irá estar presente Paula Duarte, do setor do Fórum Construir Juntos do IAC, que irá moderar dois painéis.

PROGRAMA

Pós-Graduação de “Mediação de Conflitos em Contexto Escolar” (B-Learning)

O Instituto de Apoio à Criança, em parceria com a RED APPLE, está a organizar um curso de Pós-Graduação de “Mediação de Conflitos em Contexto Escolar” (B-Learning) que terá como principal objetivo dotar os técnicos para elaborar, planear, gerir e avaliar Projetos de Mediação de Conflitos em Contexto Escolar.

Mais informações em:

http://www.red-apple.pt/pos-graduacoes/item/48-mediacao-escolar

 

"O que se dá com o coração, nunca é obrigação!"

IAC Coimbra Donativo alunas quimica

O IAC-Fórum Construir Juntos, no âmbito da campanha de solidariedade "O que se dá com o coração, nunca é obrigação!", dinamizada pelo Núcleo de Estudantes de Química da Associação Académica de Coimbra, recebeu brinquedos e roupas destinadas a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade.
Esta iniciativa é o símbolo da união que representa o Natal e irá contribuir para que haja mais sorrisos nesta quadra festiva.

Sessão de cinema dinamizada pelo IAC - Fórum Construir Juntos, 6 de dezembro 2016 em Coimbra

IAC Coimbra Fila K

O IAC- Fórum Construir Juntos, em Coimbra, em parceria com a Associação Fila K, promoveu, no passado dia 6 de dezembro uma sessão de cinema que decorreu no Conservatório de Música de Coimbra, pelas 21h40.
O Filme seleccionado foi “Vão-me buscar Alecrim”.
Sinopse: Lenny , é um nova-iorquino divorciado e pai de dois rapazes. Durante apenas duas semanas por ano, tem a guarda dos filhos Frey, de sete anos, e Sage, de nove. Apesar de todo o amor que lhes dedica, Lenny tem uma vida desregrada, não conseguindo assumir a responsabilidade que duas crianças exigem. Dessa forma, e apesar do seu esforço genuíno, essas semanas acabam por ser uma aventura no limiar da irresponsabilidade, entre o riso e a inquietação.

Largo da Memória, 14, 1349-045 LISBOA +351 213 617 880Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.