Em 2010, no âmbito do Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social, o Instituto de Apoio à Criança candidatou-se a um projeto europeu, com vista a promover uma reflexão, com os jovens, sobre esta temática. Este projeto, intitulado “De Viva Voz pela Inclusão”, teve como produto final a elaboração de uma carta de propostas e de um filme.

Durante este ano decorreram diversas atividades, nos diferentes polos da Rede Construir Juntos (RCJ). Os trabalhos realizados foram apresentados no Encontro Nacional de Crianças e Jovens, a 6 de outubro, em Lisboa. Neste encontro, compilaram-se todas as ideias que, posteriormente constituíram a Carta de Propostas de Crianças e Jovens .

No Seminário Anual da RCJ, a 22 de novembro, os jovens tiveram oportunidade de apresentar o trabalho desenvolvido, tendo também manifestado vontade de continuar a trabalhar em rede.

Em 2011, sob a temática do Ano Europeu do Voluntariado, seguiu-se a mesma metodologia (trabalho por polos, encontros regionais e seminário nacional). No Seminário Anual da Rede Construir Juntos, que decorreu em Coimbra, os jovens de diferentes locais do país, apoiados pelas instituições parceiras da Rede Construir Juntos, propuseram a criação de uma rede juvenil, à semelhança da rede dos adultos, a que deram o nome Rede Juvenil Crescer Juntos (RJCJ).

 

Desde então, as crianças e os jovens desta rede têm desenvolvido atividades, de acordo com um plano de ação, refletindo e trabalhando questões que incidem, normalmente, sobre as temáticas do Ano Europeu e que apresentam, de viva voz, no Intercâmbio Anual de Crianças e Jovens e no Seminário Anual da Rede Construir Juntos.

Por proposta dos jovens da Rede foi também criado o logótipo da Rede Juvenil e um grupo fechado no Facebook. Neste grupo são partilhadas informações, experiências e imagens de atividades desenvolvidas nos diferentes polos regionais da Rede Construir Juntos.

Deste modo, os jovens desta Rede Juvenil, com todo o seu empenho, entusiasmo e dinamismo, desenvolvem as suas competências pessoais, sociais, cívicas e de cidadania.

 

"Se o entusiasmo for genuíno e se todos nos unirmos em torno de uma ideia comum, podemos concretizar sonhos."
Dulce Rocha

 

 

 

Seminário RCJ setembro 2015 - Jovens GIS APDES

 

Vídeo Intercâmbio 2015

  

Ler 4429 vezes
Largo da Memória, 14, 1349-045 LISBOA +351 213 617 880Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.