Praxe solidária no IAC- Projecto Rua

No âmbito das atividades da praxe académica,46 caloiros e entidades praxantes do curso de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, realizaram na passada tarde do dia 8 de março, uma iniciativa de cariz solidário no Instituto de Apoio à Criança-Projecto Rua.

Assim, na equipa do Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil-zona centro, os alunos muniram-se de luvas, ancinhos, enxadas, rolos e tinta e meteram mãos à obra, na limpeza do logradouro e pintura de muro. Foi uma tarde cheia de energia, e como profissionais asseguram limpeza, desbaste, eliminação de ervas indesejáveis, poda e transplantação de plantas.

O grupo dividiu-se em diferentes equipas, foram-lhe atribuídas tarefas e com espirito jovial, não faltou o bom humor, entusiasmo e o trabalho inter-equipas.

Com esta iniciativa ficou demonstrado que a praxe pode ser união, solidariedade, diversão e acima de tudo sinónimo de responsabilidade social.

O Instituto de Apoio à Criança-Projecto Rua louva esta ação, considerando-a uma boa prática de empreendedorismo social e agradece a tinta, o trabalho e empenho de todos os que participaram, proporcionando desta forma uma melhoria das condições do pátio que serve de suporte à equipa, na intervenção que é desenvolvida com as crianças, jovens e famílias acompanhadas.

fotopraxe

fotopraxe2

fotopraxe3

Seminário Anual da Rede Construir Juntos

seminario 22 nov 2016 RCJ

Decorre no dia 22 de novembro, em Lisboa, na Casa dos Direitos Sociais – Auditório Fernado Pessa, o Seminário Anual da Rede Construir Juntos, com o título “Crescendo Juntos para a Autonomia”, no âmbito da temática trabalhada pelos jovens da Rede Juvenil Crescer Juntos “As diferentes formas de Acolhimento/ Autonomia de Vida”.

Inscrição gratuita, mas obrigatória até 18 de novembro para o IAC – Projecto-Rua para o seguinte email:   Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Programa

Ficha de Inscrição

IAC com Ensino a Distância

No passado dia 12 de setembro foi o primeiro dia de aulas para as alunas integradas na modalidade de oferta educativa do Ensino a Distância, fruto de um protocolo estabelecido entre o IAC e a Escola Secundária de Fonseca Benevides.

O insucesso e abandono escolares são algumas das principais problemáticas identificadas junto da população mais jovem do Bairro Dr. Alfredo Bensaúde, especialmente agravadas no que respeita às raparigas que, por questões culturais são impedidas pelos seus pais de prosseguir os estudos.

Assim, perante este diagnóstico, o Projecto Rua, com a colaboração de parceiros e de entidades externas, tornou este projeto real para um grupo de 11 raparigas de etnia cigana, com idades compreendidas entre os 13 e os 16 anos.

Ultrapassada esta etapa, outros desafios se seguem, tais como manter a motivação e assiduidade do grupo para que cheguem ao fim com bons resultados!

Ensino

25ª Ação de Formação para Animadores: "25 Anos a (Re)Criar Dinâmicas e Aprendizagens"

25 acao formacao

O IAC - Projecto Rua vai promover entre os dias 13 a 15 de outubro de 2016 mais uma ação de formação para interventores sociais. Este evento irá decorrer na Quinta das Águas Férreas em Caneças, em regime residencial, com o apoio da Câmara Municipal de Odivelas.
À semelhança dos anos anteriores, será uma formação intensa onde se pretende contribuir para um enriquecimento do interventor social e para uma maior eficácia da sua intervenção.
Uma formação prática, onde as dinâmicas de grupo irão ter destaque como ferramenta pedagógica privilegiada para o desenvolvimento pessoal e para o treino de competências comportamentais das crianças, adolescentes e jovens com quem trabalhamos.
Pretendemos partilhar, numa aprendizagem experiencial, princípios metodológicos do IAC - Projecto Rua onde aliamos a técnica, o lúdico e a afetividade.

Programa provisório

Ficha de Inscrição

 

 

Atividades com crianças e jovens do Bairro Dr.Alfredo Bensaúde, com o apoio do Music Boxe

A atividade “Music Boxe” é um projeto da Associação Jorge Pina, com a colaboração de diversos parceiros.

Sob o lema “Onde há vontade não há limitações”, o atleta Jorge Pina (que desde o verão passado está a desenvolver atividades no Bairro Dr.Alfredo Bensaúde) tem conseguido transmitir estímulos positivos e valores de cidadania às muitas crianças e jovens que tem estado a acompanhar (no bairro e na EB 1/JI Stª Maria dos Olivais).

À semelhança do que já aconteceu em outros bairros, o “Music Boxe” vai estar no dia 21 de maio no Bairro Dr. Alfredo Bensaúde, com muito desporto, música e dança. Em complemento, e com o apoio de algumas entidades do Grupo Comunitário Bensaúde, vão decorrer ateliers dinamizados pelos jovens da comunidade e exposição de trabalhos (Escola e IAC) e sobre o Ambiente.

cartazmusicboxe

Ação de Sensibilização sobre Maus tratos Infantis com a participação da Dra. Isabel Porto, dia 28 de abril, na associação Ajuda de Mãe

Maus Tratos Infantis
No âmbito das iniciativas levadas a cabo por diversas instituições durante o mês de abril - Mês da Prevenção dos Maus Tratos - a Associação Ajuda de Mãe convida o IAC - Projecto Rua a promover uma ação de sensibilização sobre o tema, reforçando a importância da afetividade e a parentalidade positiva.

Crianças e jovens acompanhados pela equipa do Projecto Rua do IAC irão assistir ao concerto da Orquestra Sinfónica "Ensemble"

dias musica

A convite do Departamento de Ensino Artístico Especializado da Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional, crianças e jovens acompanhados pela equipa do Projecto Rua do Instituto de Apoio à Criança irão assistir ao concerto da Orquestra Sinfónica "Ensemble" a decorrer no dia 22 de abril no Centro Cultural de Belém.

Esta iniciativa enquadra-se na 3ª edição do evento Projectar o Futuro com Arte nos dias da Música a decorrer de 22 a 24 de abril no CCB e  pretende divulgar o que de melhor se faz nas escolas do ensino artístico de música de todo o país.

 

 

Manual de Formação para a Prevenção do Tráfico de Crianças

No âmbito do projecto CATCH & SUSTAIN - “European Cross-Actors Exchange Platform for Trafficked Children on Methodology Building for Prevention and Sustainable Inclusion”, o Projecto Rua concebeu um manual de formação na área da prevenção do tráfico de crianças, que aqui disponibilizamos.


Manual de Formação para a Prevenção do Tráfico de Crianças - versão provisória (clicar para descarregar)

capa manual mar2016

 

Encontro de Avaliação Anual do Projecto Rua

Programa da Avaliação Anual do Projecto Rua:

avaliacao anual do projecto rua 2016

Matilde Sirgado, coordenadora do IAC - Projecto Rua, recebe Prémio de Mérito da Fundação D. Pedro IV

No âmbito do mestrado em Política Social, a coordenadora do Projecto Rua, Matilde Sirgado, foi convidada a apresentar a sua candidatura ao Prémio de Mérito da Fundação D. Pedro IV, com a sua dissertação intitulada "Crianças em Situação de Rua: o caso do IAC - Projecto Rua "Em Família para Crescer".

A atribuição deste Prémio, que resulta de um Protocolo de Cooperação no âmbito da investigação científica e formação entre a Fundação D. Pedro IV e o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, destina-se a galardoar os trabalhos de investigação desenvolvidos nas áreas temáticas da ação social da Fundação D. Pedro IV.

Matilde Sirgado foi uma das contempladas nesta edição de 2014 - 2015, tendo-lhe sido atribuído o Prémio de Mérito da Fundação D. Pedro IV.

"O trabalho apresentado foi considerado de grande qualidade, com elevado grau de profundidade científica e de problematização, enquadrando-se perfeitamente na lógica do Prémio".

Na sequência desta atribuição, foi convidada a estar presente na Gala dos Prémios de Mérito ISCSP - Caixa Geral de Depósitos, que teve lugar no dia 23 de Fevereiro de 2016 na Aula Magna Adriano Moreira do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas e na qual lhe foi entregue formalmente o Prémio de Mérito.

Esta Gala foi uma iniciativa integrada no âmbito das comemorações 110 anos do Instituto, através da qual se pretende reconhecer a excelência do ensino e da investigação desenvolvida no ISCSP-ULisboa.

Parabéns mestre Matilde e parabéns também ao Instituto de Apoio à Criança pelos 26 anos de intervenção junto de crianças em situação de rua.

Matilde

Largo da Memória, 14, 1349-045 LISBOA +351 213 617 880Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.