Respeito dos Direitos da Criança no Hospital

A Rede Internacional dos Hospitais Promotores da Saúde (Rede HPH) foi estabelecida em 1993 pela sede Regional da Organização Mundial para a Saúde (OMS) para a Europa. Dentro desta Rede foram criados Grupos de Trabalho constituídos por uma equipa de especialistas em áreas específicas.

O Grupo de Trabalho "Promoção da Saúde para as Crianças e Adolescentes nos e pelos Hospitais" foi oficialmente constituído em 2004, tendo como uma das suas principais linhas de trabalho a protecção dos direitos da criança hospitalizada. Desenvolveu um Modelo de Auto-Avaliação cujo principal objectivo é contribuir para o respeito dos direitos das crianças no hospital e para a melhoria dos cuidados de saúde prestados.

O Sector da Humanização dos Serviços de Atendimento à Criança, foi convidado a integrar este grupo e tem dinamizado diversas acções junto dos hospitais e profissionais de saúde portugueses.

Actualmente, o Sector prepara-se para implementar a nível nacional este Modelo e assim lançamos uma secção no site do IAC dedicada a esta linha de trabalho, onde poderá encontrar documentação de referência e as últimas informações, a nível nacional e internacional, sobre o Modelo de Auto-Avaliação "Respeito dos Direitos da Criança no Hospital".

Documento Síntese

   

Modelo de Auto-Avaliação - 1ª Edição

Ler 10909 vezes
Largo da Memória, 14, 1349-045 LISBOA +351 213 617 880Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.