O Sector da Humanização dos Serviços de Atendimento à Criança do IAC tem desenvolvido ao longo dos últimos anos formação específica na área da educação para a saúde, com o objetivo de fornecer respostas concretas às necessidades sentidas por um vasto número de profissionais. Estas ações de prevenção são elaboradas de forma a envolver profissionais, crianças, jovens e famílias. Consulte aqui o nosso portfolio ou veja em baixo as ações que desenvolvemos.


A Descoberta do Ser: Educação para a Saúde – Sexualidade
Publico- Alvo:
- Alunos (do 1º ciclo ao Secundário)
- Professores (do 1º ciclo ao Secundário)
Duração: de acordo com o levantamento de necessidades
É um Programa de prevenção primária que visa promover a saúde, prevenir a doença e prevenir e modificar comportamentos de risco. Questões como os sentimentos, os afetos, as transformações do corpo, o namoro, o saber dizer não, a gravidez na adolescência, as escolhas… são algumas das temáticas abordadas através de dinâmicas realizadas com os diferentes públicos: profissionais e crianças/jovens.

Práticas Parentais Positivas
Publico- Alvo: Pais
Duração: 1h30
É reconhecida à família o seu papel fulcral no desenvolvimento psicossocial da criança. Porém, ser pai ou mãe pode ser tarefa árdua e muitas vezes pouco “cor-de-rosa”. Que práticas parentais poderão ser mais potenciadoras de um desenvolvimento harmonioso das crianças e jovens? Qual a melhor forma de comunicar com os filhos? Até onde vão as regras e os limites? Estas e outras reflexões serão feitas com pais e encarregados de educação.

Gestão de Conflitos
Publico- Alvo: Professores e outros técnicos (máximo de 25 pessoas)
Duração: 3h
O conflito é uma realidade presente desde sempre nas relações humanas, como nos atesta a História. A sala de aula não é exceção. Palco de convivência diária entre todos, tem sido noticia frequente pelos piores motivos. De que conflitos falamos? O que está na sua origem? Comunicação e mediação podem ser as chaves para a resolução do problema. Estas e outras questões serão debatidas com Professores.

Indisciplina
Público-alvo: Alunos de 4º, 5º e 6º anos
Duração: 1h
As regras servem para que possamos todos conviver no mesmo espaço de forma saudável, ordenada e sem confusões! Com respeito pelos outros e os outros por nós. E não é só na sala de aula que há regras, existem em todo o lado: em casa, na escola, na sociedade… vão sendo ensinadas ao longo do crescimento! E se o Mundo não tivesse regras?! Através de dinâmicas, as crianças e os jovens serão levados a refletir sobre as regras como soluções, os diferentes tipos de comportamentos de indisciplina, o que motiva e valida esses comportamentos.

Bullying
Público-alvo: Alunos de 2º e 3º Ciclos
Duração: 1h
A agressividade ainda está bem patente na nossa sociedade e as escolas não são exceção. Quando não se trata de uma situação pontual, podemos estar diante do tão falado Bullying. Mas o que é o Bullying? Quem está envolvido? Como detetar e agir? As nossas ações respondem a estas e outras questões, focando ainda a importância da denúncia , os valores e os sentimentos inerentes a todos os intervenientes. Recorremos a dinâmicas que proporcionam a reflexão e a partilha entre crianças, jovens, técnicos e famílias, criando situações de compromisso entre todos.

Ler 5904 vezes
Largo da Memória, 14, 1349-045 LISBOA +351 213 617 880Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.