A importância do papel dos GAAF na Escolas - IV Ciclos Temáticos de Intervenção Psicossocial

A Dra. Melanie Tavares participará na 5ª sessão dos IV Ciclos Temáticos de Intervenção Psicossocial, no dia 18 de maio, na Sala Nau do Palácio Valenças, em Sintra. A sessão debruça-se sobre a importância do papel dos GAAF na Escolas e conta, também, com a participação do Agrupamento de Escolas Agualva- Mira Sintra.

O modelo destes IV Ciclos compreende a intervenção de oradores convidados por cada sessão, sucedida por debate alargado à audiência. O Centro Social da Sagrada Família e A Creche Sempre em Flor são as entidades promotoras e as temáticas destinam-se a profissionais que desenvolvem a sua atividade profissional na área da intervenção social.

Lançamento do livro infantil "A Viagem de Peludim", na FNAC Colombo, dia 16 de janeiro ( livro recomendado pelo IAC)

A Viagem de Peludim é uma abordagem lúdica de temáticas que os pais, educadores e professores têm muitas vezes dificuldade em explorar: «Quem sou?», «De onde vim?», «Como nasci?», e questões fundamentais nos dias de hoje, como a igualdade de género, o respeito pela diferença e a prevenção da violência sexual. Acompanhado de um guia para adultos, com dicas para exploração da história, este é o livro que faltava para uma adequada educação sexual, desde a primeira infância. O Instituto de Apoio de Apoio à Criança – Setor da Humanização recomenda a sua leitura:

«Trata-se de uma excelente ferramenta para abordar questões da Educação Sexual nas Escolas e até em contexto familiar, não descurando conceitos fundamentais como a identidade e igualdade de género. É uma história que nos fala das diversas temáticas de acordo com o desenvolvimento da criança e consequentemente da sua curiosidade acerca do assunto.»


Lançamento na FNAC do Colombo no dia 16 de janeiro, pelas 16 horas, com apresentação do Juíz Conselheiro Armando Leandro e António Raminhos.

 peludimconvite

Comentário Geral "Direito à Saúde"

O Sector da Humanização do IAC, em colaboração com a European Association for Children in Hospital (EACH), participou no Comentário Geral sobre o Direito à Saúde do Comité de Direitos da Criança das Nações Unidas.
Os resultados deste trabalho estão inseridos no Comentário Geral Nº 15, dedicado ao Direito à Saúde, agora divulgado.

Ação "Crianças e Jovens Online" no Laranjeiro

Na semana da internet mais segura estivemos no Laranjeiro, concelho de Almada. Dinamizámos ações com crianças do 4º ao 6º ano e também com os professores e pais do Agrupamento de Escolas Francisco Simões. Veja o vídeo das sessões!

Zebedeu - Um Príncipe no Hospital

Já tem o seu exemplar do nosso livro? Deixamos aqui um vídeo para lhe aguçar a curiosidade!

zebedeu_vimeo

Filme "Zebedeu - Um Príncipe no Hospital" - Teaser from IAC HSAC on Vimeo.

Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil

diatrabinfantilA Organização Internacional do Trabalho (OIT) adotou, em 2002, o dia 12 de Junho como o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. Para este ano, destaca o direito de todas as crianças a serem protegidas do trabalho infantil e de outras violações de direitos fundamentais.

Dia Mundial da Criança

dia_criancaReafirmando que os Direitos da Criança exigem uma especial proteção e uma melhoria contínua, não podemos deixar de reconhecer que vivemos atualmente numa sociedade na qual surgem, cada vez mais, elementos perturbadores: pobreza, trabalho infantil, difícil acesso aos serviços de saúde, abandono escolar, entre outros.

Faleceu o Professor Doutor Jaime Salazar de Sousa

31Pediatra, excelente profissional e defensor incondicional dos Direitos da Criança em Portugal.

Membro do Sector da Humanização desde 1996, integrou o Conselho Consultivo deste sector, participando activamente em todas as acções.

Obesidade infantil e juvenil debatida no Parlamento

O Parlamento vai debater a obesidade infantil e juvenil, com a apresentação na próxima quinta-feira, dia 8 de Março, de propostas do PSD, PS e “Verdes”.
Consulte mais informações sobre as propostas que serão apresentadas para aquele que é um dos maiores problemas da saúde infantil e juvenil da actualidade.

Maternidade Alfredo da Costa integra o Centro Hospitalar de Lisboa Central

A Maternidade Alfredo da Costa (MAC) irá integrar o Centro Hospitalar Lisboa Central a partir de dia 1 de Março de 2012. Esta medida é feita no âmbito da reorganização da rede hospitalar e foi já publicada em Diário da República.

Largo da Memória, 14, 1349-045 LISBOA +351 213 617 880Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.