“As Escolas de Segunda Oportunidade – práticas e desafios”

No passado dia 29 de março, decorreu no auditório da Escola Secundária Jacóme Ratton, em Tomar o Encontro “As Escolas de Segunda Oportunidade em Portugal, Práticas e Desafios”. Para além de representantes das diversas E2O e da rede nacional E2O Portugal, o Encontro contou com a presença do Sr. Ministro da Educação, dirigentes da administração pública, empresas, autarquias, universidades e diversas outras entidades envolvidas neste trabalho. 

As Escolas de Segunda Oportunidade (E2O) são uma medida, no âmbito das políticas de educação em Portugal. A publicação do Despacho 6954/2019, assinado pelo atual Ministro da Educação, veio trazer um novo olhar sobre estas respostas sócio educativas, integrando-as nas políticas públicas de educação. 

Há, nesta, fase todo um entusiamo dos vários atores a intervir neste campo que carece de divulgação e apoio, com vista a que vão gradualmente sendo garantidas condições adequadas ao pleno funcionamento destas respostas. 

Em representação da Escola de Segunda Oportunidade-Educar e Formar para Inserir-Lisboa, estiveram presentes 4 técnicos do IAC, um elemento do Direção do Agrupamento Eça de Queirós e uma das Diretores de Turma da nossa Escola. 

Foi um bom momento de partilha e troca de ideia, onde várias questões relacionadas com os processos educativos das crianças e dos jovens foram abordadas. Houve, ainda, espaço para se proceder à identificação dos apoios atualmente necessários para que as E2O consigam funcionar em pleno e atingir os seus objetivos. 

Apesar dos indicadores relativos à educação em Portugal terem melhorado muito nos últimos 15 anos, é certo que há ainda muito para fazer e que as Escolas de Segunda Oportunidade têm um grande contributo a dar. 

O IAC assumiu o desafio de se associar à Rede Nacional de Iniciativas e Escolas de Segunda Oportunidade e de ser a entidade promotora da E2O em Lisboa, uma vez que se identifica plenamente com uma intervenção que defende o direito à Educação, principalmente quando se trata dos públicos mais vulneráveis. 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp