Projecto Rua “Em Família Para Crescer”

Contribuir para a diminuição do número de crianças, adolescentes e jovens em risco e/ou perigo promovendo a sua reinserção sociofamiliar.
matilde-sirgado
Interlocutor da Direção: Drª. Matilde Sirgado
Coordenação: Drª. Matilde Sirgado

Objetivos Gerais

Grupo-Alvo

Tendo em conta o âmbito de intervenção do Projecto Rua, verifica-se que o seu grupo-alvo é muito diversificado. Contudo, conscientes do nosso papel e finalidade, realçamos que o principal grupo-alvo são as crianças, dos zero aos 18 anos, e respetivas famílias.

Não podemos, no entanto, descurar os restantes grupos que ao longo do nosso trabalho se cruzam a vários níveis, e com os quais partilhamos a nossa experiência e estratégias de intervenção.

São eles, todos aqueles que nos procuram (estudantes de várias áreas e de diferentes países) para obterem informações sobre o nosso projeto e onde privilegiamos o contacto direto e personalizado.

Orientamos a nossa ação para as crianças e famílias, apoiando-os em meio natural de vida, intervindo de forma integrada em comunidades com contextos adversos, nomeadamente na cidade de Lisboa. Falamos de famílias multiproblemáticas caracterizando-se por baixa autoestima, pouco capazes de avaliarem e investirem nas suas potencialidades. Marcadas pela indefinição e instabilidade, vivendo de apoios/subsídios e, ainda, manifestando dificuldade em investir na educação dos seus filhos.

Falamos também de crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade condicionadas por vivências que não favorecem o seu saudável crescimento. A maioria em idade escolar cujo percurso é caraterizado por absentismo, retenções sucessivas, fraca participação nas atividades de enriquecimento curricular e abandono escolar precoce.

Referenciamos ainda o acompanhamento dos adolescentes que diariamente fazem da rua o seu espaço de sobrevivência e aprendizagem. Apresentam comportamentos desviantes, dificuldades ao nível da aceitação/cumprimento de regras, por ausência de disciplina na sua vida quotidiana que os conduz à entrada no sistema judicial (percursos marginais e comportamentos disruptivos).

Geralmente, são oriundos de toda a área Metropolitana de Lisboa, sendo diagnosticados pela equipa ou sinalizados por outras entidades.

Referimo-nos a todos aqueles que, por motivos inerentes à sua própria história de vida, não tiveram oportunidade de aprender a “viver com o outro”, e o seu sofrimento espelha-se na única linguagem que conhecem: a violência, os furtos e os consumos.

Atualmente e em pleno seculo XXI, são muitos os esforços feitos a nível mundial para reverter a situação em que estas crianças e jovens vivem. É o que o IAC – Projecto Rua tem vindo a fazer ao longo destes 28 anos, com crescente importância dada aos Direitos da Criança e com esforço reforçado para que estes sejam cumpridos, de forma a proporcionar um completo acompanhamento emocional, social, comunitário e educativo.

Eixos de Intervenção

Organgrama de Eixos de Intervenção

Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil

Objetivo Geral

Intervir em situações de emergência face a adolescentes e jovens desaparecidos e/ou explorados sexualmente com especial incidência sobre os que se encontram em fuga.

Equipa

Centro de Educação e Formação

Objetivo Geral

Promover o desenvolvimento de competências pessoais/sociais e a aquisição de conhecimentos na área escolar/profissional, para um grupo constante de 45 jovens.

Reforçar os conhecimentos teórico-práticos a interventores sociais e promover a transferibilidade de metodologias sobre as problemáticas destes jovens.

Equipa

Centro de Apoio Comunitário

Objetivo Geral

Prevenir situações de crianças em risco em 3 comunidades com contextos adversos.

Prevenir comportamentos de risco em 3 escolas das comunidades intervencionadas.

Equipa

Apoio Administrativo

Equipa

História

O Projecto “Trabalho de Rua com Crianças em Risco ou Situação de Marginalidade” teve o seu início em 16 de Outubro de 1989, ao abrigo do 3º Programa da Luta contra a Pobreza da CEE, que tinha como objetivo a integração económica e social de grupos desfavorecidos. Foi o único projecto aprovado para Portugal como iniciativa inovadora e do qual Adelina Odete Marques foi co-autora entusiasta. Surgiu na cidade de Lisboa, especificamente na zona da baixa, para intervir junto de crianças que vagueavam e dormiam na rua, nas grelhas do metropolitano, estando “a descoberto” da intervenção de outros serviços.

Podemos identificar quatro fases na estruturação do Projecto Rua, atendendo quer às dinâmicas geradas, quer às estratégias e metodologias utilizadas, quer ainda aos atores intervenientes.

Os Nossos Projetos

Ação Aprender na Rua

Ação Educar e Formar para Inserir (AEFI)

Mala VIP

Projeto: Educa(CON)dado

Ação Escola de Segunda Oportunidade (E2O) - Educar e Formar para Inserir - Lisboa

Os Nossos Documentos

Análise aos resultados dos questionários Aplicados às Crianças e Jovens acompanhadas pelo Projeto Rua (2021)

Galeria de Fotos

Vídeo do Prémio Mulher Activa 2008: Matilde Esteves Sirgado
Vídeo do Prémio Mulher Activa 2008: Matilde Esteves Sirgado