Pólo de Coimbra

Contribuir para o Desenvolvimento Integral da Criança, na Defesa e Promoção dos seus Direitos.
polo-coimbra-2
Dr. Luís Vaz das Neves
Interlocutor da Direção: Dr. Luís Vaz das Neves
paula-duarte
Coordenação: Drª. Paula Duarte

Objetivos Gerais

  • Promover estratégias de intervenção e apoiar ações no âmbito da defesa e promoção dos Direitos da Criança.
  • Promover uma intervenção, articulada com outros serviços, de forma a proporcionar às crianças e jovens um ambiente de cuidados, atenção e afetos.
  • Criar estratégias, em parceria com as escolas, que promovam a inclusão e a cidadania.
  • Promover boas práticas e partilhar experiências enriquecedoras que permitam a melhor adequação de atitudes face à criança/jovem.
  • Dinamizar ações de formação e sensibilização para a defesa e promoção dos Direitos da Criança.

Grupo-Alvo

Em Coimbra, o IAC promove, apoia e divulga o trabalho de todos aqueles que se preocupam com a procura de novas respostas para os problemas da Infância e Juventude; promove, dinamiza e apoia Gabinetes de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF) em diferentes Agrupamentos de Escolas, a norte de Leiria, no âmbito do Projeto de Mediação Escolar; concebe, organiza e implementa Ações de (In)Formação/Sensibilização e outros momentos formativos e dinamiza espaços de diálogo interinstitucionais por forma a sensibilizar para a problemática das crianças em risco, através de uma rede de instituições parceiras, a Rede Construir Juntos (RCJ) e a Rede Juvenil Crescer Juntos (RJCJ), que procuram valorizar o trabalho em rede e de proximidade com as entidades de terreno, tendo em conta as opiniões e as propostas das crianças e dos jovens. A RCJ tem como finalidade potenciar as sinergias das ações no combate à exclusão social e congrega, atualmente, um número considerável de instituições com responsabilidade na área da infância e juventude. É coordenada e dinamizada, a nível nacional, pelos setores IAC – Polo de Coimbra e Projecto Rua – Em Família para Crescer – Lisboa e tem a potencialidade de envolver crianças e jovens, que constituem a Rede Juvenil Crescer Juntos (RJCJ), em projetos anuais e proativos.

No ano letivo 2018/2019, sete Gabinetes de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF) contaram com apoio técnico direto da equipa do IAC – Polo de Coimbra, através de reuniões de orientação, supervisão e avaliação da intervenção, com equipas dos GAAF e dinamização de ações de sensibilização dirigidas a alunos, a docentes, a encarregados de educação, a técnicos e a assistentes operacionais.

As Ações de Sensibilização e (In)Formação têm o objetivo de divulgar e consciencializar a comunidade para a defesa e promoção dos Direitos das Crianças, decorrendo das parcerias formais e informais. Estas ações destinam-se a crianças de vários níveis etários, famílias, profissionais de diferentes áreas e a todos os agentes da comunidade educativa.

Eixos de Intervenção

Organgrama de Eixos de Intervenção

Equipa

  • Docente*: Ana Cristina Barros
  • Docente*: Ana Margarida Vicente
  • Docente*: Cristina Maria Basto
  • Docente*: José António dos Santos Coelho
  • Técnico Superior Serviço Social*: Pedro Rodrigues

* Docente do Ministério de Educação destacado no IAC.

História

Em 1985 dá-se o 1.º passo para a criação do Núcleo Regional de Coimbra, por iniciativa de Torrado da Silva, pediatra no Hospital Pediátrico de Coimbra e sócio fundador do Instituto de Apoio à Criança (IAC). Foi constituído um grupo de técnicos, preocupados com os problemas da infância, nomeadamente com as crianças vítimas de maus tratos.

Em 1985 dá-se o 1.º passo para a criação do Núcleo Regional de Coimbra, por iniciativa de Torrado da Silva, pediatra no Hospital Pediátrico de Coimbra e sócio fundador do Instituto de Apoio à Criança (IAC). Foi constituído um grupo de técnicos, preocupados com os problemas da infância, nomeadamente com as crianças vítimas de maus tratos.

Em 1992, o Núcleo iniciou oficialmente a sua intervenção, norteada pelo objetivo principal de promover e defender os Direitos das Crianças, assumindo-se assim como uma entidade ao serviço da Criança, em Coimbra. Preocupada em melhorar a qualidade de vida das crianças e jovens, a equipa do IAC-Núcleo de Coimbra, direcionou a sua atividade para as instituições de acolhimento.

A partir de 2006, o Núcleo de Coimbra passa a designar-se IAC- Fórum Construir Juntos, assumindo, desde esse ano, a coordenação e dinamização da Rede Construir Juntos. Trata-se de uma rede de instituições da área de infância e juventude, que pretende promover o debate nacional sobre o combate à exclusão social.

Atualmente, o IAC- Polo de Coimbra desenvolve a sua intervenção em diferentes segmentos, nomeadamente na área da Mediação Escolar, dinamizando e prestando apoio técnico aos Gabinetes de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF), a norte de Leiria. Desenvolve ainda a sua atividade na área da formação, promovendo Ações de (In)Formação/Sensibilização e espelhando a sua intervenção nas diversas solicitações para participar em colóquios, seminários, ações e módulos de formação.

O IAC, em Coimbra, é também uma instituição de acolhimento de estágios de diferentes áreas, proporcionando um espaço privilegiado de complemento à formação académica, profissional e pessoal. Participa ainda em diversas atividades promovidas por instituições parceiras, sempre com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento integral da Criança, na defesa e promoção dos seus direitos.

Os Nossos Projetos

Mediação Escolar

Rede Construir Juntos

Rede Juvenil Crescer Juntos

Galeria de Fotos