A Ação do IAC

Visão

O Instituto de Apoio à Criança visa que todas as Crianças tenham os seus Direitos garantidos.

Missão

O Instituto de Apoio à Criança pretende contribuir para o Desenvolvimento Integral da Criança na Defesa e Promoção dos seus Direitos.

Valores

O Instituto de Apoio à Criança norteia a sua ação pela ética, transparência, competência, rigor, compromisso e respeito pelos Direitos da Criança.

O Instituto de Apoio à Criança tem por objetivo principal contribuir para o desenvolvimento integral da Criança, na defesa e promoção de todos os seus direitos, sendo a Criança encarada na sua globalidade como sujeito de direitos nas diferentes áreas, designadamente na saúde, educação, justiça, segurança social ou nos seus tempos livres.

sos-crianca
No Cumprimentos dos Seus Estatutos

No cumprimento dos seus Estatutos desenvolve múltiplas atividades e programas visando, para além de dar voz à Criança e obter novas respostas para os problemas da infância, defender os seus direitos perante a família, as instituições e a comunidade, realiza programas de informação e sensibilização, apoia e colabora em experiências inovadoras e investigações que visem o desenvolvimento global das crianças e jovens e a sua interação com o meio envolvente e promove estudos, seminários, colóquios, ações de formação e outras iniciativas que permitem o debate e a reflexão sobre os problemas da infância na sociedade atual.

Reconhecimento Público da Ação Desenvolvida

Membro-Honorário da Ordem do Mérito

Presidente da República

Prémio Direitos Humanos

Assembleia da República

Medalha de Serviços Distintos Grau "Ouro"

Ministério da Saúde

Prémio dos Direitos Humanos Ângelo d'Almeida Ribeiro

Ordem dos Advogados

Princípios Orientadores

Desde Março de 1983 que o Instituto de Apoio à Criança tem desenvolvido esforços no sentido de apoiar e divulgar o trabalho de todos aqueles que se preocupam com a procura de novas respostas para os problemas da infância em Portugal, assumindo-se como promotor e defensor dos Direitos da Criança, junto de diferentes entidades, instituições e da comunidade em geral.

Eficácia

Esforço

Inovação

Integridade

Qualidade

Respeito

Tenecidade

Trabalho em Equipa

Trabalho em Parceria

Como afirmou a Drª Maria Emília Brederode Santos:

“O IAC tem tido um papel supletivo relativamente a insuficiências – quer de estudos quer de acção – das instituições estatais e um papel pioneiro na detecção de novas necessidades, novos riscos e novos problemas e na organização de novas respostas”.