No ano de 2020 realizaram-se quatro sessões (30 de julho, 24 de outubro, 21 e 28 de dezembro) deste workshop do projeto Justice Youthopia.

Nestes encontros, o IAC contou com a presença de nove jovens, entre os 13 e os 18 anos, de um grupo de dez, selecionados pelas várias equipas do setor do Projeto Rua do IAC, a saber: Augusto Valentim, Bruno Horta, Fábio Mendes, Fernando Félix, Jaelson Monteiro, Luana Tavares, Maria Lopes, Muhamadu Seidi e William Freire.

Este workshop visou e visa ouvir estes jovens, que já tiveram algum contacto com o sistema de justiça, e saber com base na sua experiência o que pode ser melhorado, e de seguida determinar que informação deve ser distribuída, e em que suporte (físico ou digital), às crianças e jovens que no futuro tenham, por exemplo, de ir a um tribunal de família e menores.

No final destas quatro sessões, os jovens, em conjunto com a equipa do projeto, escolheram os seguinte objetos que serão produzidos com o seu apoio, criando assim, um kit com informação sobre os direitos da criança: Uma aplicação para telemóvel, um cartaz, um cartão de bolso, a conceção de uma brochura de cerca de 20 páginas e um site.

Destes produtos, aquele que mereceu mais consenso foi a aplicação para telemóvel, suporte capaz de fornecer informação objetiva e clara para os jovens envolvidos em processos judiciais.

Com esta consulta a estes jovens e a produção destes produtos pretende-se melhorar as condições de participação das crianças e jovens em contexto judicial, indo assim, ao encontro das Diretrizes da Justiça Amiga das Crianças.