Junho, mês de arraial e final do ano letivo. Concluiu-se o sétimo e último projeto “Qual é o teu lado artístico?”. Este projeto teve a finalidade de sensibilizar os jovens a desenvolver as suas aptidões inspiradas no tipo de arte com que se identificam. Neste sentido, puseram em prática os principais objetivos do mesmo: i) valorizar a criatividade e a iniciativa; ii) desenvolver o sentido estético, o espírito crítico e empreendedor, procurando soluções que contribuam para o bem comum; iii) realçar a importância da consciência na interpretação dos estímulos sensoriais e na expressão dos talentos; e iv) valorizar a dimensão histórica, as manifestações culturais e o património natural de uma região.
Posteriormente, os últimos dias de aulas destinaram-se à reflexão e diálogo em torno do futuro, quais as expetativas, sonhos e objetivos. Desta forma, procurou orientar-se os jovens numa vertente vocacional, com o objetivo de mostrar as diversas opções de cursos profissionais, proporcionando-lhes um espaço de discussão onde pudessem esclarecer as suas dúvidas sobre o seu futuro académico e/ ou profissional.
O futuro é fulcral para estes jovens, mas, numa fase de finalização do ano letivo, há que recordar o trabalho realizado ao longo do mesmo.
Assim sendo, finalizaram o Livro dos Projetos e concluíram a Exposição dos trabalhos elaborados pelos alunos na disciplina de Expressões – Artes Visuais, com a colaboração da Professora.
Por fim, quanto à Horta Escolar, eis que chegou a hora de recolher alguns dos seus “frutos”: as alfaces plantadas pelos jovens foram utilizadas para as saladas do almoço realizado no final do ano letivo. Assim, o ano letivo terminou no dia 15 de junho com um almoço convívio que contou com a presença dos professores, técnicos e alunos.