O Instituto de Apoio à Criança (IAC) procura intervir e dar resposta a complexas e diferentes problemáticas que atingem a Criança e as suas famílias, nomeadamente através de dinamizar de ações de formação e sensibilização para a defesa e promoção dos Direitos da Criança.
A equipa do Polo de Coimbra, durante o mês de fevereiro, promoveu alguns momentos formativos, dirigidos a pais e famílias, a crianças e jovens e a profissionais da área da educação.
A 2 de fevereiro foi dinamizada a ação “O Poder do Elogio” para pais e família do Agrupamento de Escolas de Vila Verde. Um total de 21 pais participaram nesta ação, onde exploraram técnicas e abordagens eficazes para oferecer elogios construtivos aos seus filhos.
No dia 5 de fevereiro foi organizada uma sessão online para 23 pais e família do Agrupamento de Escolas de Elvas, abordando o tema “Regras e Limites: Castigos VS Consequências”. Durante esta sessão, foram discutidas estratégias para estabelecer regras e limites de forma eficaz, destacando a importância de implementar consequências construtivas e pedagógicas ao invés de recorrer a castigos meramente punitivos.
A 9 de fevereiro de 2024 dinamizou-se uma sessão online dedicada ao tema “A Importância do Brincar”, dirigida os pais do Agrupamento de Escolas de Vila Verde. Com a participação de 17 pais, a sessão proporcionou um ambiente para explorar o papel fundamental do brincar no desenvolvimento infantil.
No âmbito das atividades que o IAC – Polo de Coimbra tem vindo a desenvolver no Centro Nossa Senhora da Anunciação da Cáritas Diocesana de Coimbra, foi dinamizada, no dia 14 de fevereiro, a sessão “A ouvir histórias… conhecemos os nossos direitos”, dirigida a 73 crianças do pré-escolar. Desta vez, comemorou-se o Dia dos Afetos, com a leitura e abordagem da história infantil “O Banco da Amizade”, de Wendy Meddour. Com esta história foram recordados alguns dos direitos das crianças já trabalhados em sessões anteriores, nomeadamente os Direitos à habitação, a brincar, à educação… Em particular, este livro infantil que apresenta uma história enternecedora, acompanhada de ilustrações belíssimas, permitiu abordar o direito de todas as crianças a crescerem com amor, compreensão e afetos, promovendo nas crianças o respeito pelo outro, o espírito de amizade e de entreajuda.
A pedido da Associação de Pais, decorreu no dia 16 de fevereiro a ação “Sorrir em vez de agredir”, na Escola EBnº1 de S. João do Campo que pretendeu promover comportamentos e relações mais positivas entre as crianças de 1.º ciclo desta escola. Participaram 55 crianças e 5 adultos (professores e assistentes operacionais). A ação focou-se na promoção de comportamentos mais assertivos, empáticos e de amizade e união entre todos, com a dinamização de algumas dinâmicas, visualização de pequenos vídeos e explorando-se a história infantil “O banco da amizade”.
No âmbito do projeto de Mediação Escolar, a convite do GAAF do Agrupamento de Escolas de Vila Verde, foi dinamizada à distância, no dia 27 de fevereiro, a ação de sensibilização, “Gestão Positiva do Conflito”, dirigida a 61 docentes, técnicos e assistentes operacionais daquele agrupamento. Nesta ação foi possível abordar aspetos que preocupam os
interventores educativos, nomeadamente os contornos do conflito em meio escolar e a visão de que os conflitos podem ser positivos se bem trabalhados com as crianças e os jovens. Falou-se, também, da importância da comunicação nas relações interpessoais, na prevenção e abordagem ao conflito, bem como a necessidade do reconhecimento e gestão de emoções na resolução positiva de conflito. Refletiu-se, ainda, sobre a pertinência das práticas restaurativas em contexto escolar que promovem metodologias participativas e do papel que podem desempenhar como complemento e alternativa ao modelo punitivo.