Significar através do Brincar

Na EB1 Luiza Neto Jorge, durante os recreios escolares são várias vezes incentivadas atividades estimuladoras de competências e capacidades como motricidade fina, criatividade, planeamento, atenção, flexibilidade cognitiva, resolução de problemas, entre outras.

Ademais, existe sempre que possível a atribuição de significado à brincadeira livre que decorre nos intervalos, desta forma existe um acompanhamento especializado e contínuo onde são abordadas temáticas em função do que aflora na brincadeira, alguns dos conteúdos explorados passam pela identificação e regulação de emoções, gestão de conflitos, entre outras.

Outras atividades incentivadas passam pela celebração de conteúdos abordados em sessões temáticas, dando-se maior destaque à gentileza, onde foi proposto, em recreio, a criação de uma corrente humana da gentileza que percorreu todo o recreio a distribuir elogios, abraços e frases positivas, ao longo do tempo havia crianças a incluir-se à corrente sucessivamente.

Abaixo encontram-se alguns exemplos de atividades elaboradas, nomeadamente um cartaz de aniversário, criação de pulseiras e adornos com missangas e a já abordada corrente humana da gentileza.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp