A convite do GAAF do Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques, o Setor da Humanização do IAC, realizou, no passado dia 04 de dezembro, uma ação de sensibilização voltada essencialmente para professores e restante comunidade escolar.
Uma sessão foi principalmente direcionada para a promoção de estratégias eficazes de combate ao bullying, na tentativa de fomentar um ambiente escolar mais inclusivo. Durante todo o encontro, exploramos diversas abordagens práticas que os docentes podem aplicar no dia a dia para prevenir e lidar com situações de bullying.
Abordou-se, igualmente, a importância de criar um espaço seguro e acolhedor na sala de aula, onde todos os alunos se sintam valorizados e respeitados. Falámos sobre como estimular o diálogo aberto sobre as diferenças, promovendo a empatia e a aceitação mútua. Observámos a importância da implementação de dinâmicas de grupo baseadas na coesão e no espírito de equipa.
Referiu-se, ainda, o poder transformador do respeito pela diferença. Ao ao colocar os alunos a reflectir sobre o respeito pela diferença, automaticamente valorizaremos as singularidades de cada um, e desta forma, contribuiremos para a construção de um ambiente escolar harmonioso e seguro, onde a diversidade ocupará um lugar de destaque. Este respeito mútuo não só previne o bullying, mas também forma cidadãos mais conscientes e solidários.
Saiu-se deste encontro com a certeza que é fundamental para os professores serem agentes de mudança capazes de cultivar uma cultura de respeito e empatia para positivamente alcançar toda a comunidade escolar.