O Instituto de Apoio à Criança (IAC) procura intervir e dar resposta a complexas e diferentes problemáticas que atingem a Criança e as suas famílias, nomeadamente através de dinamizar de ações de formação e sensibilização para a defesa e promoção dos Direitos da Criança. Durante o mês de dezembro, a equipa do Polo de Coimbra, promoveu alguns momentos formativos, dirigidos a pais e família, a crianças e jovens e a profissionais da área da educação.
No âmbito do projeto de Mediação Escolar, no dia 10 de dezembro, foi dinamizada a sessão online “Vamos falar de regras/limites e consequências saudáveis”, para 9 pais do Agrupamento de Escolas de Silves. Durante esta sessão, foram discutidas estratégias para estabelecer regras e limites de forma eficaz, destacando a importância de implementar consequências construtivas e pedagógicas ao invés de recorrer a castigos meramente punitivos. A interação entre os participantes e a partilha de experiências enriqueceram a conversa, proporcionando aos pais ferramentas práticas para promover um ambiente educativo saudável em casa. No dia 11 de dezembro de 2024, no âmbito do programa de mentorias, o técnico José Coelho dinamizou a segunda sessão de sensibilização “Somos todos diferentes!”, para 17 alunos (futuros mentores) do Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro, Penela. Nesta sessão que visa estimular o relacionamento interpessoal e a cooperação entre alunos, houve a oportunidade de refletir sobre temáticas como a intolerância, o preconceito ou discriminação, alertando para a importância da inclusão de todos e do papel ativo e interventivo de cada um para uma sociedade mais sã e mais justa. Salienta-se, segundo a opinião dos presentes, o cariz dinâmico e pertinente desta ação de sensibilização. A convite do GAAF do Agrupamento de Escolas Escalada, Pampilhosa da Serra, as técnicas Ana Vicente e Teresa Damas dinamizaram, de forma presencial, no dia 18 de dezembro, a ação de sensibilização, “Gestão Positiva do Conflito”, dirigida a 17 assistentes operacionais daquele agrupamento. Nesta ação foi possível abordar aspetos que preocupam os interventores educativos, nomeadamente os contornos do conflito em meio escolar e a visão de que os conflitos podem ser positivos se bem trabalhados com as crianças e os jovens. Falou-se, também, da importância da comunicação nas relações interpessoais, na prevenção e abordagem ao conflito, bem como da necessidade do reconhecimento e gestão de emoções na resolução positiva de conflito. Foi uma sessão muito participada, refletida e que permitiu partilhar algumas experiências e boas práticas.
Mais uma vez, a pedido da Associação de Pais, as técnicas Ana Vicente e Teresa Damas, dinamizaram, no dia 12 de dezembro, duas sessões de sensibilização “Sorrir em vez de agredir”, na Escola EBnº1 de S. João do Campo que pretendeu promover comportamentos e relações mais positivas entre as crianças de 1.º ciclo desta escola. Participaram 54 crianças e 5 adultos (professores e assistentes operacionais). A ação focou-se na promoção de comportamentos mais assertivos, empáticos e de amizade e união entre todos, com a dinamização de algumas dinâmicas, visualização de pequenos vídeos e explorando-se a história infantil “Respeitem-se! E tratem-se bem”.