Encontro Nacional de GAAF “Educar para o bem-estar”

Decorreu no dia 19 de março de 2025, em formato Webinar, o Encontro Nacional de GAAF “Educar para o bem-estar”. Este Encontro que se enquadra no âmbito do projeto de Mediação Escolar do IAC, contou com a participação de psicólogos, assistentes sociais, docentes, investigadores, estudantes, entre outros, num total de 377 participantes.

Desde 1998, o IAC intervém nas escolas através da implementação dos Gabinetes de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF), no âmbito do Projeto de Mediação Escolar, com o objetivo de auxiliar os alunos na procura de resolução dos seus problemas quotidianos, combater o absentismo e o abandono escolar e, estabelecer estratégias de intervenção de combate à exclusão social dos alunos e suas famílias.

Este encontro, para além de divulgar o trabalho do IAC na área da Mediação Escolar, pretendeu capacitar as equipas dos GAAF no sentido de melhor responder aos desafios que enfrentam diariamente.

Manuel Coutinho, Presidente do Instituto de Apoio à Criança, começou por salientar a pertinência da temática e a importância que o Instituto de Apoio à Criança, ao longo da sua existência, tem atribuído à Educação. Referiu o papel que os GAAF, no âmbito do Projeto de Mediação Escola, têm desempenhado na Escola, na manutenção dos valores democráticos, inclusivos e de cidadania e do seu contributo para o desenvolvimento integral do ser humano.

“Os direitos da Criança e o papel das ONG na sua concretização”, foi o tema da comunicação de Dulce Rocha que destacou o papel do Instituto de Apoio à Criança, procurando em cada momento ser a Voz que chama a atenção, pressiona, atua, realiza ações que ajudem a que mais Crianças vivam com alegria o tempo de ser Crianças.

Margarida Gaspar de Matos, responsável pelo Observatório da Saúde Psicológica e do Bem-estar destacou alguns dados relacionados com a saúde psicológica e bem-estar nas escolas portuguesas e a consequente definição de políticas públicas. Referiu ainda a necessidade de implementar nas escolas, programas de promoção de competências socio emocionais dirigidos a crianças e jovens, dando destaque à importância da conexão destes com a família, com os amigos e com a escola.

Jorge Rio Cardoso abordou a temática “Como educar no século XXI”, valorizando a importância da relação entre professor e aluno e do modelo formar como modelo fundamental na educação. Na sua abordagem, Jorge Rio Cardoso destacou ainda a necessidade do envolvimento parental como chave para o sucesso escolar das crianças e dos jovens.

Este encontro foi mais uma iniciativa que possibilitou a oportunidade formativa para as equipas GAAF, parceiros do Projeto de Mediação Escolar do IAC, de norte a sul do país. Consideramos que foi um momento formativo de enorme pertinência e muito atual, pela oportunidade de refletir sobre os desafios atuais da Escola, enfatizando a necessidade de preparar os jovens para um futuro em constante transformação, mantendo o foco no bem-estar psicológico e, sobretudo, na sua felicidade.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp