III Simpósio Internacional da Associação Brasileira de Brinquedotecas

Ana Lourenço do IAC foi uma das oradoras no III Simpósio Internacional da ABBRI, que teve como mote “O Brincar em Diferentes Contextos: Formação e Atuação Profissional”. O IAC aproveita também para congratular a Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBri) pelos seus 40 anos de existência, com votos de que esta parceria entre as duas instituições se aprofunde ainda mais nos anos vindouros. 

Ana Lourenço do IAC, juntamente com Maria Cecilia de Simone da Argentina e Sirlândia Reis Teixeira do Brasil, deixaram os seus contributos num painel onde se discutiu a formação e a atuação do ludotecário. Apresentam-se abaixo as principais conclusões deste painel: 

Fatos 

  1. A formação dos ludotecários carece de bases comuns e que sejam, ao mesmo tempo, especificas para o exercício das suas funções. 
  2. A ludoteca fica dispersa enquanto formação especifica nos sistemas de ensino e de profissionalização. 
  3. A formação lúdica ocorre (quando ocorre) no nível universitário, mas não em outros níveis (e.g. educação de nível técnico; escola Secundária).
  4. Programas formativos na ludoteca tendem a dar ênfase à ludopedagogia e não ao brincar livre (eixo central de uma ludoteca).
  5. Foi evidenciada a contribuição da ludoteca universitária na formação inicial de estudantes universitários, bem como na formação continuada dos educadores que frequentam o espaço com as suas turmas de alunos.
  6. Um aspecto importante que tem surgido recentemente nas universidades do Brasil: apoio das ludotecas às políticas de permanência do alunato feminino com filhos pequenos.  
  7. As ludotecas (sobretudo na Europa) têm recebido demandas de atendimento às populações de imigrantes, para compensar lacunas em relação à educação formal, como o letramento em novo idioma, por exemplo.  

Necessidades identificadas:   

– Foco em iniciativas para o incremento da formação inicial dos graduandos na área da ludicidade (essencial na área de Humanidades e de Saúde).  

– Cadastro em nível internacional de oportunidades de formação em ludotecas: identificação das entidades que ofertam, modalidade de ingresso, cursos online ou modo remoto etc.  

– A ludoteca universitária que esteja integrada ao projeto pedagógico da instituição de ensino, propiciando a vivência do brincar aos futuros profissionais, bem como aos educadores que a frequentam. 

– Situar e enfatizar a função cultural das ludotecas para discriminar seus serviços de outros.  . 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp