A história de Muhamadu Seidi

No dia 14 de março, o jovem acompanhado pela equipa do Centro de Apoio Comunitário, Muhamadu Seidi, de 21 anos, que tem exercido o papel de mediador, participou numa sessão educativa na escola Eb1 Santa Maria dos Olivais, no âmbito do projeto Ubuntu. 

Escolas Ubuntu é um programa de capacitação e de promoção das competências pessoais, sociais e cívicas, desenvolvido a partir do modelo de liderança servidora e com a inspiração de figuras como Nelson Mandela, Martin Luther King ou Malala. Ubuntu é uma filosofia de origem africana que se traduz na expressão “Eu Sou porque tu És” e visa promover a transformação dos participantes em agentes de mudança ao serviço da comunidade, ajudando a construir uma cidade mais justa e solidária.  

O convite foi feito por parte da professora envolvida no programa, após ter visto um pequeno vídeo do jovem, numa das sessões lúdico-pedagógicas realizadas pala equipa do CAC, sobre a importância da escola em que o Muhamadu relatava a falta de condições da escola no seu país de origem, na Guiné, e de como ele ficou feliz e motivado para poder estudar em Portugal com as condições que existem aqui. 

Na atividade enquadrada no projeto Ubuntu pretendia-se a apresentação de uma história de superação. Assim, o Muhamadu contou a sua história, de como chegou a Portugal, há cerca de 14 anos, em busca de tratamento médico, e de como ele não imaginava que essa jornada o levaria a uma nova vida com oportunidades de educação. 

Numa emocionante palestra, nesta sessão do projeto Ubuntu, o jovem compartilhou que na Guiné trabalhava desde muito novo, no cultivo do Caju, para ajudar a família e que só podia ir à escola uma vez por semana. Não tinha livros e outros materiais que qualquer criança tem em Portugal e na escola sentava-se no chão por não existirem cadeiras nem secretárias.  

Os alunos ouviram com muita admiração e fizeram muitas perguntas sobre o seu país de origem. Quando lhe perguntaram de que é que tinha mais saudades do seu país, o Muhamadu respondeu que era do pôr do sol, porque ali conseguia ver um grande sol no horizonte que dourava a imensa planície africana.  

Atualmente o Muhamadu concluiu o curso de cozinheiro que era o sonho da sua vida e valoriza as oportunidades que teve de estudar em Portugal que não apenas expandiram os seus horizontes académicos, mas também transformaram a sua perspetiva de vida. “A educação é a chave para um futuro melhor” e “Agora tenho a chance de continuar a aprender e quando puder regressar a meu país, poderei retribuir à minha comunidade.” 

A história do Muhamadu é um lembrete poderoso de que, mesmo diante de desafios difíceis, a esperança e a educação podem iluminar o caminho para um futuro mais brilhante. 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp