No dia 12 de janeiro de 2026, no âmbito do projeto Luz Verde à Criança, realizaram-se três grupos focais com crianças do pré-escolar, do 1.º e 2.º anos e do 3.º e 4.º anos de escolaridade, na Escola Básica João dos Santos.
Esta auscultação insere-se no estudo “Tempos, formas e espaços de brincar na Cidade de Lisboa” que tem como principal objetivo compreender as perceções das crianças de diferentes idades sobre as oportunidades de brincar na cidade de Lisboa e na sua escola, bem como recolher as suas ideias e sugestões de mudança.
A adaptabilidade a diferentes faixas etárias foi seriamente tida em conta na dinamização dos grupos, promovendo um espaço seguro de escuta e participação, onde as crianças puderam partilhar livremente as suas experiências e opiniões.
Os grupos focais permitiram valorizar a voz das crianças e reforçar a importância da sua participação ativa nos processos de reflexão e melhoria dos espaços e oportunidades de brincar, em linha com os princípios do projeto Luz Verde à Criança.
Este trabalho decorrerá até junho de 2026 e envolverá quer outros estabelecimentos de ensino na cidade de Lisboa, quer a auscultação a profissionais de educação e família dos mesmos.











