A 15 de fevereiro, a Missing Children Europe assinala o 15º aniversário das linhas telefónicas 116 000, que visam fornecer um serviço gratuito, 24 horas por dia, 7 dias por semana, às crianças/jovens que desaparecem e às suas famílias. Desde o lançamento do número em 2007, as linhas de apoio em toda a Europa atenderam mais de 2 milhões de chamadas e apoiaram mais de 70 mil casos de crianças desaparecidas.
Em Portugal a linha 116 000 é dinamizada desde 2009 pelo Instituto de Apoio à Criança através do serviço SOS Criança, parceiro ativo da Missing Children Europe. No trabalho que o IAC desenvolve a vertente da prevenção primária sempre foi uma das principais preocupações, pois entendemos a nossa intervenção a nível psicossocial como complementar à das forças de segurança.
Press release
Bruxelas, 14 de fevereiro de 2022
O número 116 000 é da responsabilidade de organizações nacionais especializadas em lidar com casos de crianças desaparecidas. Em muitos países, estes serviços são compostos por profissionais e voluntários formados que se envolvem na prevenção e acompanhamento de casos de crianças desaparecidas e que fornecem apoio psicológico e assistência jurídica às famílias, enquanto a polícia investiga o paradeiro das crianças desaparecidas. Também orientam as famílias na complexidade do sistema, inclusive na gestão da atenção dada pelos media em alguns casos. As organizações detentoras da linha 116 000 cooperam estreitamente com a aplicação da lei, com os serviços de proteção à criança e outros atores relevantes na matéria. Na maioria dos países, as linhas de apoio 116 000 também oferecem acesso aos seus serviços por meio de plataformas de comunicação baseadas em mensagens de texto, como whatsApp, e-mail ou chat.
A Missing Children Europe solicita à U.E. e aos Estados-Membros que melhorem os sistemas de proteção à criança e respondam às expectativas do Código Europeu de Comunicações Eletrónicas e da estratégia da UE sobre os direitos da criança, apoiando as linhas de apoio às crianças desaparecidas, 116 000, por meio de financiamento estável e capacitação profissional, que lhes permita desenvolver caminhos mais diversos para a comunicação, por forma a garantir que as linhas de apoio estejam acessíveis inclusive para usuários com deficiência.
Acerca das linhas de apoio às crianças desaparecidas, 116 000:
116 000 é o número europeu para crianças desaparecidas, que fornece um apoio qualificado quando as crianças/jovens desaparecem. Qualquer pessoa envolvida num caso de desaparecimento infantil (a própria criança/jovem, um colega, um amigo, um familiar, cuidador ou professor) pode ligar para o 116 000 e receber apoio emocional, psicológico, social, jurídico e administrativo, gratuito e imediato. As chamadas são atendidas localmente por profissionais qualificados de organizações especializadas em lidar com casos de crianças desaparecidas. Saiba mais: https://www.116000.eu/
Sobre a Missing Children Europe (MCE)
A MCE é a federação europeia para crianças desaparecidas e exploradas sexualmente, representando 31 organizações de 26 países europeus. Fornece a interligação entre pesquisa, políticas de ação e organizações no terreno para proteger as crianças de qualquer tipo de violência, abuso ou negligência que seja causada ou resulte de um desaparecimento. Saiba mais: www.missingchildreneurope.eu
Contato
Jagoda Luto, Oficial de Adesão e Comunicações da Missing Children Europe,
E-mail: Jagoda.Luto@missingchildreneurope.eu