Mensagem do Presidente

O mundo muda a uma velocidade vertiginosa, a vida está cheia de desafios e cada um de nós tem dentro de si uma força incrivelmente poderosa, um potencial único que nos vai permitir alcançar um futuro promissor, pleno de esperança e de aprendizagem. Um futuro que nos dê a garantia que a nossa visão audaz e transformadora vai possibilitar que todas as crianças beneficiem dos seus direitos fundamentais.

Somos responsáveis por construir e proporcionar um mundo melhor para as crianças. Nem o Estado, nem as organizações da Sociedade Civil, nem cada um de nós, se pode demitir das suas responsabilidades coletivas. Temos de exigir e de fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para garantir que as crianças cresçam de maneira saudável, segura e com oportunidades de desenvolvimento num ambiente de dignidade e respeito.

O Instituto de Apoio à Criança foi construído sobre valores sólidos que assentam numa política de respeito pelos Direitos Humanos, com um foco especial nos Direitos da Criança!

No IAC, não fomos, nem somos, espectadores da história, pelo contrário, somos arquitetos do futuro, a nossa missão constrói-se diariamente com ideias, com empenho e sobretudo com dedicação à causa da criança! Tudo em prol de uma sociedade mais justa, inclusiva e próspera! Uma sociedade que valorize o bem-estar, reduza as desigualdades e promova as oportunidades!

Sei que temos capacidade, talento, determinação e coragem e que vamos tornar reais os nossos sonhos!

É tempo de olhar para trás e seguir em frente, é tempo de continuar a agir, é tempo de atuar sem esquecer que o futuro nos pertence e que juntos podemos acreditar que melhor é sempre possível. Não nos podemos contentar com tudo o que já fizemos, há muito por fazer!

Não iniciamos agora a nossa jornada, todos os que nos precederam no IAC desde 1983 fizeram um excelente trabalho, pavimentaram o caminho trilhado com saber, esforço, sacrifício, empenho e muita dedicação à causa da criança!

Todos, sem exceção, são a referência de muita qualidade, que nos permite estar no patamar a que chegámos hoje.

Temos de saber honrar o legado que nos deixaram as presidências de Manuela Eanes e Dulce Rocha e recordar que nós também temos de estar à altura das nossas responsabilidades, com respeito pelo passado e compromisso com o futuro.

Meus amigos, zelar pelos Direitos da Criança e construir um mundo melhor é o meu compromisso com a Humanidade.

Convido-vos a associarem-se.


Manuel Ataíde Coutinho

Presidente da Direção