#MesDePrevencaoDasFugas
#RunawayPreventionMonth
As crianças e os jovens que fogem das suas casas são o maior grupo de crianças desaparecidas em muitos países europeus. Em 2019, os jovens em fuga representavam 54,5% dos casos de crianças desaparecidas reportados diretamente à linha europeia 116.000. No mesmo ano, 14% dessas crianças não foram encontradas.
Para comemorar pela primeira vez o Mês da Prevenção das Fugas, os parceiros do projeto RADAR contactaram jovens de toda a Europa com experiência de fuga ou em risco de fugir.
Aprendemos muito, pelo que temos um entendimento forte sobre como todos podem ajudar – tu incluído!
Por que se devem escutar as crianças e jovens que fogem...
Quando as crianças e os jovens fogem, é sinal de que há um problema que tem de ser resolvido. Ao escutá-los, podemos ajudar a refletirem sobre as causas e orientá-los para possíveis soluções.
Em 2019, 54,5% dos casos de crianças desaparecidas reportados às linhas telefónicas europeias de apoio a estas situações – nº 116 000, em Portugal disponibilizado pelo SOS Criança do IAC – foram sobre crianças ou jovens que fugiram de casa ou de instituições. Está na hora de escutar os jovens que fogem!
“Fugir é mostrar que há um problema, é uma forma de chamar a atenção e comunicar com os outros.”
Porque é importante mudar as perceções sobre a fuga
Esta é uma mensagem forte e significa a que existe um problema na vida da criança.
É fundamental alterar as perceções negativas face à fuga, uma vez que estas podem ter um impacto drástico nas crianças e jovens, assim como no apoio que lhes pode ser dado.
Ao mudarmos a nossa perceção acerca da fuga, podemos encorajar as crianças e os jovens a pedir ajuda e assim garantir respostas mais eficazes e orientadas para resolver o problema.
“Fugir é o resultado de um problema, de uma situação que está a afetar o jovem. Para o resolver devemos focar-nos na origem do que está a funcionar mal.”
Porque é importante recuperar a confiança
As crianças e jovens em fuga referem frequentemente a falta de confiança nas relações com os adultos de referência.
De forma a proteger as crianças e prevenir fugas é importante recuperar a confiança entre a criança e o adulto, escutando e estando atentos às suas necessidades.
Também é importante informar e promover o acesso das crianças e jovens a serviços e organizações que promovem os seus Direitos, como o IAC.
“Eu tentei várias vezes falar com a minha mãe… mas ela nunca tinha tempo.”
Porque é importante agir em conjunto
É fundamental sensibilizar as crianças e os jovens para os seus direitos e informar acerca dos apoios de que dispõem, para que consigam procurar e pedir ajuda de forma correta.
As escolas têm um papel muito importante na vida das crianças e na sociedade. Uma vez que as crianças têm contacto próximo com os professores e outros profissionais da área da educação, é crucial que estes tenham formação sobre como detetar sinais de stress e ansiedade nas crianças e saber que instituições locais as podem ajudar, como o IAC.
“Quando somos crianças respeitamos os professores e queremos aprender com eles. É muito importante ter um professor próximo de nós fora da sala de aula.”
Use as suas redes sociais para divulgar esta campanha!
Muitas são as crianças e jovens que fogem devido a situações desafiantes e de stress em casa. Uma jovem em fuga referiu… “Quando fugi, escondi-me porque não queria que ninguém me encontrasse. Estava escondida no bairro, escondida onde não havia pessoas. Eu tinha mais medo quando estava em casa [do que quando estava lá fora sozinha]. Eu tinha dez anos e pensava que o ambiente mais perigoso era a minha casa, pensei que nada seria mais perigoso do que estar em minha casa.“
Ajude a partilhar estas histórias! Durante o mês de novembro vamos sensibilizar nas redes sociais do IAC para esta problemática.
As escolas desempenham um papel importante na vida das crianças e na nossa sociedade. As crianças passam uma parte significativa do seu dia em contacto com os professores e outros profissionais – por esta razão, é vital que os professores saibam detetar sinais nas crianças e jovens que possam indiciar situações de risco.
O grupo de jovens que participa no projeto concluiu que as escolas podem fazer mais para proteger as crianças:
1) Pode organizar ações de informação sobre que organizações locais e nacionais atuam na área dos direitos da criança e às quais os jovens possam recorrer, como o IAC;
2) Disponibilizar apoio especializado, como terapeutas e psicólogos, nas escolas, como os GAAF e o Projeto Escola Alfaiate do IAC;
3) Formar todos os profissionais em contexto escolar sobre prevenção e proteção na infância.
- NSPCC Learning
Offers resources, guidelines, and toolkits for all professionals, including schools.
- Safeguarding and Child Protection in Schools
https://learning.nspcc.org.uk/safeguarding-child-protection-schools
- Resources and Guidance on Child Safeguarding and Protection
https://learning.nspcc.org.uk/safeguarding-child-protection
- Recognizing and Responding to Abuse
https://learning.nspcc.org.uk/child-abuse-and-neglect/recognising-and-responding-to-abuse
- International Centre for Missing and Exploited Children (ICMEC)
Offer an Education Portal for schools with guidance and a Global Training Academy with a catalog of training courses they offer.
- Education Portal
https://www.icmec.org/education-portal/
- Global Training Academy
- I Wish My Teacher Knew Initiative and Book
http://iwishmyteacherknewbook.com/about.php
- SOS-Criança – 116 111
- SOS-Criança Desaparecida – 116 000 all over Europe