Impacto Psicológico dos Castigos Corporais na Criança

Nem mais uma palmada!

Efeito

Existe evidência científica de que os castigos corporais são ineficazes para a educação das crianças e são prejudiciais para o desenvolvimento das crianças.

Na verdade, em estudos mais recentes conclui-se que a punição corporal encontra-se associada não apenas ao agravamento de comportamentos agressivos e de desobediência, mas também a uma menor capacidade cognitiva, resultados académicos mais baixos e dificuldades de aprendizagem.

Uma revisão de 68 estudos, realizados desde 2002, veio reforçar a ideia de que os castigos corporais são prejudiciais para o desenvolvimento e ineficazes na educação das crianças. Ao longo destes estudos, a punição corporal encontrou-se associada a uma menor capacidade cognitiva, resultados académicos mais baixos, dificuldades de aprendizagem e ao agravamento de comportamentos agressivos e de desobediência. Tais resultados indicam que esta estratégia parental poderá ter o efeito oposto ao esperado, a longo prazo (Heilmann et al., 2021).

Se tiver interesse em consultar este estudo, poderá aceder através do link: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0140673621005821 Heilmann, A., Mehay, A., Watt, R., Kelly, Y., Durrant, J., Turnhout, J., & Gershoff, E. (2021). Physical punishment and child outcomes: A narrative review of prospective studies. The Lancet, 398(10297), 355-364.

Um estudo realizado em 2014 utilizou gravações de voz para avaliar as interações diárias entre pais e crianças, em casa (Holden, Williamson & Holland, 2014).

Através destas gravações, verificou-se que:

  • 45% das famílias que participaram utilizam punição corporal;
  • A maioria dos pais disciplinava verbalmente, antes de recorrer à punição corporal;
  • A punição corporal ocorria, em média, 10 segundos depois da punição verbal;
  • E, o mais importante, cerca de 73% das crianças voltavam a repetir o comportamento pelo qual tinham sido punidas fisicamente, no espaço de 10 minutos.

Pode, ainda, consultar o estudo anterior: Holden, G. W., Williamson, P. A., & Holland, G. W. O. (2014). Eavesdropping on the family: A pilot investigation of corporal punishment in the home. Journal of Family Psychology, 28(3), 401–406.
https://doi.org/10.1037/a0036370