Projeto: Projet ESF+EuMove Application

Descrição

O quarto princípio do Pilar Europeu dos Direitos Sociais estabelece que “os jovens têm o direito a uma formação contínua, a uma aprendizagem, a um estágio ou a uma oferta de emprego válida num prazo de quatro meses após terem ficado desempregados ou terem abandonado o ensino”. Todos os jovens, ao saírem do sistema educativo inicial, deveriam ter adquirido as competências necessárias para ter êxito na vida. No entanto, nem todos tiveram a oportunidade de obter o tipo de educação e as competências de que necessitam, ou alguns podem ter sido confrontados com circunstâncias que restringem as suas possibilidades neste domínio. Este é particularmente o caso de certos grupos de jovens que não estudam, não trabalham nem seguem uma formação (“NEET”), que muitas vezes necessitam de apoio para poderem ultrapassar as dificuldades que enfrentam. Para todos eles, as competências são um caminho para a empregabilidade e a prosperidade. Com as competências corretas, as pessoas estão preparadas para empregos de boa qualidade e podem exercer o seu potencial como cidadãos confiantes e ativos.

Numa economia global em rápida mutação, as competências determinarão em grande medida a competitividade e a capacidade de impulsionar a inovação. São um fator de atração para o investimento e um catalisador no círculo virtuoso da criação de emprego e do crescimento. São fundamentais para a coesão social.

Neste sentido o projeto pretende transferir para os parceiros algumas ferramentas e metodologias inovadoras que foram bem-sucedidas noutros contextos, através de mobilidades entre os países parceiros.

No que concerne aos jovens, o projeto prevê a realização experiências profissionais num país da Europa, com vista à melhoria das suas competências profissionais e sociais que facilite a sua integração no mercado se trabalho.

Área de Intervenção

EDUCAÇÃO, SOCIAL

Público Alvo

Jovens com Necessidades Educativas Especiais que não estudam (abandono escolar ou que tenham terminado o ensino obrigatório, não tendo perspetivas de emprego) e que não trabalham.

Objetivos Gerais

O objetivo geral do projeto será o de aumentar a empregabilidade dos jovens, a fim de combater o fenómeno NEET ou preveni-lo.

Objetivos Específicos

Âmbito

Europeu

Dinamizador do Projeto

IAC – Polo de Coimbra

Entidade Financiadora

European Social Fund+ (ESF) Social Prerogatives and Specific Competencies Lines (SocPL)

Custo Total Aplicável

43 000,69 €

Grau de Participação do IAC

Entidade Promotora                                 Entidade Parceira X

Identificação de Parcerias Externas

Uniser Cooperative Sociale Onlus (Itália)

Open Formazione (Itália)

Asociaciòn Mundus (Espanha)

Coordinadora de Estudios SL (Espanha)

Mondego Mobility (Portugal)

Instituto de Apoio à Criança (Portugal)

Learningdigital SRL (Itália

Articulação entre Serviços Intervenientes e Áreas Transversais

Humanização dos Serviços de Atendimento à Criança (Projeto da Mediação Escolar)

Projecto RUA (Ação Escola de Segunda Oportunidade “Educar e Formar para a Inclusão”)

Cooperação Nacional e Internacional

Serviço de Contabilidade

Período de Execução

24 meses (a iniciar entre novembro e dezembro de 2024)