O World Play Day (Dia Internacional do Brincar) foi criado na 8ª Conferência Internacional de Ludotecas em Tóquio, no ano de 1999, por iniciativa da então presidente da International Toy Library Association (ITLA) – Freda Kim. Em 2001, numa reunião do Board da ITLA em Florença, definiu-se a data - 28 de Maio: o “World Play Day” coincide assim com o dia de aniversário da ITLA.

O Dia Internacional do Brincar celebra o artigo 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas, reforçando que Brincar é um direito. Relembra que o Brincar é uma fonte inesgotável de alegria, uma atividade fundamental para o desenvolvimento do ser humano, essencial para a saúde física e mental.

 

Visão para o Dia Internacional do Brincar

“O que eu prevejo não é um evento ou série de eventos, nem nada que envolva preparativos dispendiosos (ou presentes caros). A essência do Brincar é infantil. É o que todas as crianças fazem naturalmente. O “Dia Internacional do Brincar” deve ser um dia de atenção total ao outro, entre gerações. Um dia no qual as crianças e os adultos fazem o que querem. Um dia relaxante, que enfatiza as relações interpessoais. Não é preciso parar o mundo por um dia. Nós brincamos e jogamos na nossa casa, escola ou local de trabalho. Talvez esteja a descrever uma atitude e não uma atividade. Um dia divertido, que estimula a interação entre adultos e crianças, promovendo o crescimento saudável de ambos. Se todos conseguirmos fazer isto, todos os anos no mesmo dia, em diferentes partes do mundo, teremos o Dia Internacional do Brincar”.

Freda Kim*

Tradução livre do original que pode ser consultado no site da ITLA.

Têm sido diversas as iniciativas a nível nacional no âmbito deste Dia!

 

Coimbra a Brincar! (IMAGEM DO CARTAZ DE COIMBRA A BRINCAR)

É uma iniciativa da APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC).

Têm por objetivo envolver todos os cidadãos, todas as instituições do Município, jardins de infância e escolas, hospitais, lares e centros de dia, bairros mais vulneráveis e freguesias proporcionando neste dia um espaço e um tempo de brincadeira intergeracional.

Entre 28 de maio e 01 de junho, crianças, jovens e adultos juntaram-se em vários pontos da cidade e participaram gratuitamente numa iniciativa que visa promover o brincar intergeracional.

Para mais informações, consulte a página de Facebook do evento ou a página da APCC.

 

“VI PIM PAM PUM à roda com a brincadeira” (IMAGEM DO CARTAZ DO VI PIM PAM PUM)

Este evento é organizado desde 2009 pela ACEP (Associação Cultural e de Educação Popular), na Meadela, de 28 de Maio a 01 de Junho, para Comemoração do Dia Mundial do Brincar/Jogar e do Dia Mundial da Criança. Conta com um programa de jogos e oficinas dirigidos às Escolas, às Famílias e à Comunidade.

Download do PDF de Apresentação (951 Kb)

Para mais informações consulte a página de Facebook da ACEP.

 

Centro Lúdico Cultural e Social de Vilar Formoso

O Centro Lúdico Cultural e Social de Vilar Formoso partilhou o Projeto Transfronteiriço “Diálogo entre Culturas” que tem como um dos seus objetivos promover a articulação entre crianças e jovens de Portugal e Espanha torno da atividade lúdica.

Saiba mais aqui.

 

Já brincaram hoje? - Rede de Ludotecas de Cascais (IMAGEM DO CARTAZ DE CASCAIS)

A Rede de Ludotecas da Câmara Municipal de Cascais tem todos os anos várias iniciativas a não perder. Houve quem estivesse por esta vila e fosse convidado para brincar na rua, no jardim, no shopping ou até mesmo no comboio!

Para mais informações consulte a página de Facebook da Rede ou a página do Município.

 

Casa Museu João de Deus

A Casa Museu João de Deus (S. Bartolomeu de Messines) tem vindo a associar-se todos os anos às comemorações do Dia Internacional do Brincar.

Para mais informações consulte a página de Facebook da Casa Museu ou a sua página.

 

Ludi’Cidade (IMAGEM DO PARQUE DA CIDADE)

A Associação de Ludotecas do Porto (ALP) desenvolveu animações no Parque da Cidade do Porto, em iniciativas que colocaram ao alcance de todos quantos quiseram aderir, independentemente das idades, um conjunto significativo de atividades lúdicas. 

Para mais informações consulte a página de Facebook da ALP.

 

Marco de Canaveses (IMAGEM DO LOGO DOS 160 ANOS DE MARCO DE CANAVESES)

A Câmara Municipal do Marco de Canaveses organizou em todos as Escolas do 1º Ciclo Básico do Concelho uma actividade onde todas as crianças, professores, auxiliares de educação, pais e encarregados de educação foram convidados a brincar e a jogar livremente.

Para mais informações consulte a página do Município.

 

Comemorações na Feira do Livro de Vizela (IMAGEM DE UMA APRESENTAÇÃO PREZI DE VIZELA)

A feira do livro de Vizela foi o palco das comemorações do Dia Internacional do Brincar.

Mais informações aqui.

 

O IAC

À semelhança dos últimos anos, divulgámos o movimento “A Brincar e a Jogar, ao Dia da Criança eu vou Chegar!” que consiste na celebração do brincar desde 28 de Maio (Dia Internacional do Brincar) até ao dia 1 de Junho (Dia Mundial da Criança).

Com o desafio da realização de Flash Mobs “Dia Internacional do Brincar”, que pode visualizar no nosso canal de Youtube, pretende-se sensibilizar a comunidade em geral para a importância do brincar. Para 2015 estamos já a preparar mais actividades!

 

Iniciativas internacionais

O Dia Internacional do Brincar é comemorado em 25 países, tendo como princípio que brincar não tem idade, hora ou local:

Estados Unidos, Argentina, México, Uruguai, França, Suíça, Coreia, Japão, Canadá, Reino Unido, Espanha, Bélgica, Chipre, Camarões, Equador, Turquia, Brasil, Itália, Holanda, Perú, Bolívia, Croácia, Roménia, África do Sul e Portugal.

México (Imagem do Cartaz viva el juego!)

 

A Fundación México Juega promove varias atividades lúdicas no domingo, dia 2 de junho.

Para mais informações consulte a página de Facebook da associação.

Brasil (IMAGEM DO LOGO DA ABBRI)

 

A Associação Brasileira de Brinquedotecas promoveu no dia 19 de maio oficinas, palestras e atividades exteriores para comemorar o Dia Internacional do Brincar.

Consulte mais informações na página da associação.

França (IMAGEM DO CARTAZ FETE MONDIALE DU JEU)

 

É tradição da ALF (Association des Ludotheques Françaises) promover as comemorações do Dia Internacional do Brincar um pouco por toda a França.

Consulte na página da ALF o que irá acontecer nas diferentes cidades francesas.

África do Sul (IMAGEM DO CARTAZ WPD)

 

Este ano para festejar o Dia Internacional do Brincar, a Cotlands incentiva as pessoas a usarem os seus 5 sentidos de forma lúdica. Para tal, os interessados devem dirigir-se às suas ludotecas.

Para mais informações consulte a página da Cotlands

Largo da Memória, 14, 1349-045 LISBOA +351 213 617 880Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.