A Expressão Dramática – uma ferramenta para desbloquear e desenvolver competências

As crianças e jovens beneficiários do Projeto Educa(CON)dado, participaram na Mostra final do Projeto Re.COMEÇAR – promovido pela Companhia Cepatorta – , que aconteceu no passado dia 2 de junho, na Biblioteca de Marvila. 

Os nossos jovens, por não serem um grupo fixo e constante, ainda não estavam preparados para subir ao palco, mas ficou espelhado o seu trabalho através da apresentação de um vídeo com imagens captadas ao longo das aulas. 

Deixamos aqui o nosso voto de louvor à Professora Sofia que os acompanhou semanalmente durante este ano letivo e que, com muita paciência, assertividade e, acima de tudo, muito afeto, conseguiu cativar este grupo, trabalhar e refletir sobre questões que “mexeram” com eles e os desinstalaram” muitas vezes… É preciso desconstruir, para depois, peça a peça, voltar a colocar tudo no lugar certo…  

As resistências iniciais foram algumas, o “não quero fazer” foi-se ouvindo em algumas sessões…, mas, com o passar do tempo, as “armaduras” foram caindo e já eram eles que pediam à Sofia para repetir alguns dos jogos ou dinâmicas. A grande dificuldade foi conseguir estar em silêncio, escutar o outro e respeitar a opinião dos colegas, sem risos e sem comentários. “Não comenta!” foi provavelmente a expressão mais vezes repetida pela professora. 

Também os nossos agradecimentos à Junta de Freguesia de Marvila que tornou possível estas aulas acontecerem todas as 6ªs feiras, com a disponibilização do Salão Nobre. 

Para o próximo ano letivo, queremos continuar com esta experiência que tem sido muito enriquecedora, a vários níveis, não só para as crianças e jovens, como também para a equipa. 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp