Ações de sensibilização – Técnicas de Comunicação Assertiva e Empatia

No âmbito do projeto de Mediação Escolar, os técnicos do IAC – Polo de Coimbra, Ana Vicente, José Coelho, Cristina Barros e Cristiana Basto dinamizaram duas ações de sensibilização dirigidas a Assistentes Operacionais sobre técnicas de comunicação assertiva e empatia. Assim, no dia 9 de junho, dinamizou-se, em formato online, a sessão Uma Escola com e para Todos!, para 40 Assistentes Operacionais do Agrupamento de Escolas de Ansião e, no dia 30 de junho, Gestão Positiva de Conflitos – Vamos ser assertivos!, em formato presencial, para 22 Assistentes Operacionais do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo.

Os Assistentes Operacionais são membros integrantes e ativos da comunidade escolar. O desempenho das suas funções requer que interajam na escola, tanto com os professores como com os alunos e demais membros da comunidade.

Numa óptica de prevenção e combate aos conflitos escolares, tem sido importante desenvolver formação específica para assistentes operacionais, agentes educativos com papel crucial na prevenção do conflito entre os alunos, principalmente, o que ocorre nos espaços e tempos de recreio, no sentido de os capacitar com estratégias e ferramentas que lhes permitam contribuir, de forma positiva e eficaz, para a existência de uma escola mais pacífica.

Assim, a valorização pessoal e profissional dos assistentes operacionais é de extrema importância, uma vez que lidam diretamente com as crianças e com os jovens de contextos familiares e sociais muito variados, acompanhando-os em atividades escolares diárias.

Estas sessões permitiram refletir sobre a necessidade de lidar de forma positiva com o conflito, com enfoque numa comunicação empática e assertiva e tendo em vista o estabelecimento de relações interpessoais e laborais mais saudáveis e bem-sucedidas.

 

 

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp