Campanha para prevenir o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Pela primeira vez, 11 países na Europa e América Latina (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Espanha, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai) unem forças para combater conjuntamente o crime de abuso e exploração sexual de crianças na Internet.

Esta campanha de sensibilização, coordenada pela rede euro-latino-americana de cooperação policial ELIPSIA e apoiada por EL PAcCTO, procura chamar a atenção para o aliciamento e divulgar materiais educativos, informativos e interativos com recomendações sobre a forma de lidar com este crime. Da mesma forma, a campanha servirá também para recolher possíveis queixas de cada país, com base numa abordagem proactiva.

Destina-se a rapazes e raparigas na Europa e na América Latina entre os 8 e 17 anos, bem como às suas famílias e amigos próximos.

A campanha de sensibilização

O objetivo da campanha é mostrar um “novo” filtro, Unmaskpro, que não está instalado no telefone, mas na cabeça de cada jovem utilizador da rede, e que não muda de cor ou formato, mas consiste em saber como desmascarar os agressores que se escondem atrás de uma máscara inocente.

As ações de comunicação serão completamente digitais, uma vez que esta é a forma de comunicação escolhida pelo público-alvo da campanha (jovens entre 8 e 17 anos de idade) e durará cerca de duas semanas.

Link com a versão portuguesa da página inicial web da campanha: https://www.unmaskpro.org/pt.

Link do conteúdo anterior já traduzido para português: https://youtu.be/5v7yyI2J4bQ

Notícia da Polícia Judiciária

O IAC tem um protocolo com a Polícia Judiciária e é um parceiro nas iniciativas ligadas ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e às crianças desaparecidas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Relacionados

Intervenção