Reunião Anual da Rede Construir Juntos

O ano começou com a reunião anual da Rede Construir Juntos que teve lugar no dia 18 de janeiro, a distância, tendo estado representadas 14 instituições parceiras de 7 Polos regionais – Braga, Porto, Coimbra, Lisboa, Évora, Portalegre e Algarve, num total de 20 participantes.

Foi feito um balanço das ações da Rede realizadas durante o ano de 2021, salientando-se as diferentes reuniões que ocorreram ao longo do ano, nomeadamente uma reunião temática em junho para aferição de procedimentos no que respeita à Criança Desaparecida / Linha 116 000, com a colaboração das equipas do SOS Criança e Projecto Rua e a reunião de entidades mediadoras de Polo da RCJ, em setembro.

Foram, também, referidos os webinares temáticos organizados pelo IAC, entidade mediadora nacional, que pensamos terem abordado aspetos pertinentes de interesse de todos os parceiros.

Foram, ainda, salientadas outras ações da Rede, nomeadamente a divulgação de apelos relativos a crianças desaparecidas, de ofertas de formação e de linhas de candidaturas, a edição da Newsletter da RCJ, a gestão da página do Facebook da Rede e a publicação do Manual Digital Comportamentos Autolesivos e Suicidários na Adolescência – Identificar para Ajudar.

Destacou-se, também, que muitas campanhas solidárias e bens doados ao IAC foram partilhados com outras entidades da Rede.

Quanto ao Projeto da Rede Juvenil Crescer Juntos, foi possível reunir a distância crianças e os jovens de vários Polos da Rede, em dois momentos distintos: em junho, no Webinar “A falar é que a gente se entende- técnicas de apresentação oral”, onde estiveram presentes 38 participantes, e em outubro, no “Encontro Nacional de Crianças e Jovens”, com a presença de 47 participantes. Nesta sessão, os jovens partilharam as suas opiniões e testemunhos sobre a sua experiência de participação na Rede Juvenil, fizeram dinâmicas de apresentação e de quebra-gelo e foi, ainda, decidido o tema a trabalhar no ano letivo de 21/22, tendo sido escolhida a temática“ Ambiente Digital”.

No que diz respeito ao plano de Ação da Rede Construir Juntos para 2022, foi analisada e aprovada uma proposta, tendo-se ouvido os parceiros presentes.

No eixo da Prevenção de Riscos na Infância e Juventude, reforçou-se a importância do papel que os parceiros desempenham na questão das crianças desaparecidas e exploradas sexualmente, em situações de apelos de desaparecimentos, nomeadamente ao nível da articulação local com as forças de segurança e de possível apoio psicológico e social às famílias e comunidade.

O IAC mostrou-se, ainda, disponível para colaborar na dinamização de ações de sensibilização ou workshops na questão da aferição de procedimentos em caso de apelos de Crianças Desaparecidas ou no âmbito dos riscos na infância e juventude.

No eixo dos Direitos da Criança, e no que respeita ao projeto da Rede Juvenil Crescer Juntos “Ambiente Digital”, entre outros aspetos, foi analisada e refletida a possibilidade de realização do Intercâmbio Nacional de Crianças e Jovens, em formato presencial. Foi referido que, caso estejam reunidas as condições de segurança, com aspetos como as vacinas e a realização de testes salvaguardos, é de consenso que o presencial é preferível, pois traz muitas vantagens e benefícios em termos de socialização, convívio, partilha de ideias e saberes entre os diferentes grupos e promoção da saúde mental de todos os envolvidos.

Relativamente ao Eixo da Coesão e da Comunicação, será dada continuidade ao trabalho desenvolvido anteriormente, nomeadamente aos webinares temáticos, às reuniões com vista à revitalização e motivação de novas instituições para aderirem à  Rede e a reuniões temáticas nos Polos da Rede. O IAC, enquanto polo mediador nacional, mostrou a sua disponibilidade para reunir com os Polos Regionais com vista a esclarecer, reforçar, revitalizar e articular com os parceiros as ações da Rede.

Quanto ao tema a abordar no Encontro Nacional previsto para outubro, os parceiros presentes sugeriram várias temáticas, nomeadamente Competências Parentais, Inteligência Emocional nas Crianças e Saúde Mental nas Crianças e nos jovens.

Foi, sem dúvida, uma reunião muito participada, confirmando que este trabalho de parceria é importante e só é possível com a colaboração e o envolvimento de todos os parceiros.

 

  

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp