Intercâmbio Nacional de Crianças e Jovens

Terminou em grande mais um Intercâmbio Nacional de Crianças e Jovens que decorreu de 5 a 7 de julho, em Coimbra, e que envolveu 45 participantes – 31 crianças acompanhadas por 14 técnicos – dos Polos de Braga (Centro Cultural e Recreativo de Santo Adrião); Coimbra (Casa de Formação Cristã Rainha Santa e IAC – Polo de Coimbra); Santarém (LIJ – Centro de Bem Estar Social da Zona Alta – Torres Novas); Lisboa (IAC – Projecto Rua e IAC – Área da Cooperação), Évora (CERCIMOR e Terras Dentro) e Algarve (Casa de Acolhimento Nª Sª do Carmo – CASLAS e CN Sª da Conceição – Portimão), da Rede Construir Juntos.

Durante três dias, as crianças e jovens participaram num programa intenso e variado de atividades, tendo-se procurado conjugar o lazer e o lúdico com momentos de exposição de trabalhos, reflexão e debate de ideias, dando voz às crianças e aos jovens, num exercício efetivo de participação juvenil.

Salientamos que o Intercâmbio representa o culminar do Projeto Anual da Rede Juvenil Crescer Juntos, este ano dando continuidade ao tema tratado no ano passado “Ambiente Digital”.

Os participantes ficaram alojados no Centro de Saúde Militar de Coimbra que, gentilmente, cedeu uma área de dormitórios para possibilitar o alojamento de todo o grupo.

Na tarde do primeiro dia, após todos os participantes estarem instalados, fizeram-se dinâmicas de apresentação que permitiram quebrar o gelo e libertar as tenções do desconhecido, colocando todos à vontade e predispostos para as atividades, nomeadamente para o momento de apresentação dos produtos finais, elaborados nos diferentes Polos, no âmbito do Projeto da RJCJ. As crianças e jovens revelaram-se exímios representantes dos seus Polos, partilhando as ideias e trabalhos desenvolvidos ao longo do ano com expressividade, sentido crítico e entusiasmo. À noite, o grupo desceu a emblemática Ladeira do Quebra-Costas até à baixa de Coimbra, tendo participado numa sessão de jogos de tabuleiro modernos, que teve lugar no IAC.

No dia seguinte, a manhã foi dedicada a visitar alguns dos Encantos de Coimbra, com um passeio pelo Jardim Botânico, uma visita à Universidade que incluiu o Museu Chimico, o Gabinete das Curiosidades, o Paço das Escolas e a Biblioteca Joanina. De tarde, os participantes rumaram até à Praia Fluvial de Palheiros e Zorro, às portas de Coimbra, onde desfrutaram das águas frescas e calmas do Rio Mondego. O dia terminou com um excelente jantar no Restaurante Americano, Brunn’s diner, e uma passagem pelas Festas da Cidade no Jardim da Sereia.

O último dia foi destinado a fazer o balanço e avaliação do Intercâmbio e a perspetivar o projeto da Rede Juvenil para 2023/24. Após todos os grupos terem sido auscultados e os jovens terem expressado as suas ideias e opiniões, foi escolhido por unanimidade a temática da Saúde e Bem-Estar na Adolescência. Ficou, ainda, o compromisso de envolver os jovens de cada Polo participante no projeto na organização do próximo Intercâmbio. Ficou ainda decidido que se irá atualizar o logotipo da Rede Juvenil Crescer Juntos, de forma a refletir as novas potencialidades do digital, que será remetido a todos para aprovação.

Em jeito de conclusão, consideramos que as atividades destes dias, proporcionaram um ambiente de convívio e camaradagem excelentes, dando a conhecer a essência de Coimbra. Houve encontros, reencontros e foram feitas novas amizades, com troca de ideias e partilha de experiências. A hora da despedida protagonizou mais um encanto da cidade, que pode ser descrito pela palavra Saudade, que irão ter uns dos outros, ansiando pelo próximo Intercâmbio em 2024.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp