O Projeto Radar lança hoje o primeiro curso online europeu (MOOC) sobre o tema Fugas de crianças e jovens

O Projeto Radar promovido pela Missing Children Europe do qual o IAC é parceiro, está a promover um curso online gratuito sobre Fugas de crianças e jovens. O primeiro curso deste género realizado na Europa. O curso tem como objetivo melhorar a compreensão dos motivos que levam as crianças e os jovens a fugir, capacitar os profissionais para a deteção de sinais e responder ao comportamento adotado pelas crianças e jovens antes de desaparecerem, bem como promover a confiança entre profissionais e crianças após o seu regresso a casa/instituição.

O curso denomina-se “Understanding and Responding to Runaway Children” (Compreender e Dar Suporte a crianças e jovens que fogem) e foi desenvolvido no âmbito do projeto RADAR financiado pela UE. Está disponível em inglês e é composto por quatro módulos semanais de 3 horas cada.

O primeiro módulo fornece conhecimento básico sobre o tema e sobre os objetivos das quatro semanas seguintes.

O segundo módulo tem como foco entender os motivos que levam as crianças e jovens a fugir e quais os riscos que experimentam durante a fuga.

O terceiro módulo discute intervenções e respostas positivas para crianças e jovens em fuga, e o último módulo centra-se em discutir estratégias positivas de prevenção.

O curso está disponível gratuitamente no FutureLearn, com possibilidade de atualização e obtenção de certificado.

Aderir ao curso aqui

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp