II Fórum Temático do Projeto de Mediação Escolar 2021-2022 – “Conversas em círculo e o uso da metodologia dos jogos Un-Hu – Jogos de Competências”

O setor do Pólo de Coimbra, em articulação com o setor da Humanização dos Serviços de Atendimento à Criança, organizou no dia 30 de março, através da plataforma Zoom, o II Fórum Temático da Rede GAAF, contando com as autoras dos Jogos de Competência Un-Hu, Paula Guerra e Rita Rosado para a dinamização da temática “Conversas em círculo e o uso da metodologia dos jogos Un-Hu – Jogos de Competências”.

Os Jogos de Competência Un-Hu (Un de unidade e Hu de Humanidade) nascem do desejo das autoras de promover o desenvolvimento das competências socioemocionais e de cidadania global, contribuindo, através da educação, para um crescimento pessoal e coletivo mais harmonioso. É um jogo de reflexão e aprendizagem, inspirado na filosofia Un-Hu ou Ubuntu, cuja proposição fundamental é a de que “eu sou porque tu és” ou “eu existo porque nós existimos”.

O Un-Hu aborda as mais diversas dimensões da vida (Eu; Eu e os Outros; Eu e a Comunidade), através da narrativa e das conversas em círculo, de forma que o/a jogador/a (dos 5 aos 105 anos) desenvolva e aprofunde uma reflexão sobre si próprio/a e sobe a sua visão do mundo. Com recurso a perguntas poderosas como arma de transformação e a dinâmicas de grupo que permitem recriar e simular situações reais, este é um jogo com abordagens científicas da Psicologia Positiva, das Conversas em círculo e das Práticas Restaurativas, das Inteligências Múltiplas e da Abordagem Ecológica do Desenvolvimento humano.

Este evento, dinâmico e esclarecedor, contou com a participação de 28 representantes dos GAAF, de norte a sul do país. Quanto aos Jogos Un-Hu, que podem ser utilizados em contexto escolar por educadores, professores, psicólogos, assistentes sociais, mediadores, com grupos crianças e jovens, revelaram-se uma ferramenta bastante útil.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp