O Agrupamento de Escolas Braancamp Freire, no passado dia 18 de maio, contou com a presença de Bruno Barros do setor da Humanização do IAC, numa ação destinada a jovens do 3º ciclo, intitulada: “Vem ser assertivo!” organizada pelo Pólo de Coimbra. Que tipos de comportamento existem e de que forma podemos ser mais e melhores comunicadores?
Cada aluno é único e também deve ser assim o seu percurso de aprendizagem. São as abordagens e as suas formas criativas que facilitam a aprendizagem. Agora, mais do que nunca, as escolas começam a adotar novos métodos e técnicas que permitam desafiar toda a comunidade educativa, criando futuro, não esquecendo o passado. Inevitavelmente, também se observa um crescente desinteresse pelas atividades escolares e pelos conhecimentos que a escola veicula e, com ele, o problema de comportamentos indisciplinados na sala de aula, que, aliás, sempre estiveram presentes, ora pela fraca oferta curricular, ora pela própria conjuntura social.
No âmbito destas problemáticas, compreendeu-se que os comportamentos assertivos revelam influência sobre a relação pedagógica. Numa sala cheia de alunos, a participação ativa veio comprovar esta premissa e optámos por uma explicação breve, seguindo depois para um role play adotando a estratégia de win-win (ganhador-ganhador) ou confrontação construtiva. Percebemos que a atitude de respeito mútuo professor/alunos implica uma participação mais activa dos alunos nas tarefas e um maior grau de envolvimento emocional nos alunos. Uma hora e meia depois, concordámos que, se houver um desenvolvimento de capacidades relacionais, através de uma relação pedagógica saudável, é meio caminho para a formação de futuros adultos equilibrados emocionalmente. Ganha a escola, ganha o aluno, ganha a humanidade!