Justice Initiative França promove Colóquio Europeu

A 3 de setembro decorreu em Paris, e no âmbito da Campanha Europeia Justice Initiative, o Colóquio “Lutter contre les abus envers les enfants”.
A convite da organização e em representação do IAC, Lúcia Saraiva e Paula Paçó participaram numa reflexão conjunta que envolveu representantes de vários países europeus, entre ONG, Academia, poder local e grupos de sobreviventes sobre a importância de recuperar, curar e empoderar as vítimas na sua dignidade – olhar o passado para melhorar o futuro.
Foi um momento de enriquecimento sobre a realidade francesa e europeia relacionada com a proteção e promoção dos direitos da criança. Ao longo do dia, ouvimos inúmeros testemunhos de adultos que vivenciaram episódios de violência marcante durante a sua infância no período em que foram retirados às famílias de origem e colocados em instituições para adoção “abusiva”. No caso francês, fala-se, hoje em dia de 100.000 a 200 000 crianças nesta situação.
Este Colóquio expressou não apenas a injustiça de que foram alvo estas, então, crianças, mas procurou, igualmente, expressar um compromisso de solidariedade para com as vítimas, reforçando a importância da restauração da sua dignidade e o investimento na sua recuperação.
O Colóquio terminou com a apresentação de uma peça de teatro por jovens estudantes relembrando um dos episódios mais tristes da história francesa, já referido por quem viveu na pele a violência de ter sio retirado à força do seu seio familiar- o caso das crianças da Ilha de Reunião.

 

Foi ainda apresentada e adotada uma Moção dos cidadãos de Paris contra qualquer tipo de abuso exercido sobre crianças – um conjunto de Recomendações baseado em princípios como a proteção, recuperação e prevenção.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp