Ação de Formação “Intervenção com jovens multidesafiadores” – SEPLEU Torres Novas

A convite do SEPLEU-Sindicato dos professores e educadores licenciados-delegação de Santarém Norte, Matilde Sirgado e Ana Isabel Carichas, do Projecto Rua, dinamizaram a Ação de Formação “Intervenção com jovens multidesafiadores”.  

A referida Ação teve uma duração de 6h e estava estruturada em 3 momentos.  

No Momento I – Olhar para Compreender- ao longo do qual foi possível promover uma reflexão sobre a problemática das crianças de rua, bem como diagnosticar e compreender os comportamentos multidesafiadores das crianças e dos jovens.  

No Momento II – Intervir para Mudar- foi apresentada a intervenção do Instituto de Apoio à Criança, na defesa e promoção dos direitos das crianças, com especial incidência na experiência do Projecto Rua. Por outro lado, demos, ainda, a conhecer as estratégias de intervenção pela positiva e em momentos críticos, junto de jovens multidesafiadores.  

Por fim, no Momento III – Reconhecer para (re) Construir- foram trabalhadas as atitudes facilitadoras na relação pedagógica e apresentadas estratégias de envolvimento dos jovens como autores do seu processo de (re) construção. Por outro lado, foram ainda dadas a conhecer estratégias de promoção da participação e de autoavaliação no processo de mudança da criança e do jovem.  

Estiveram presentes cerca de 50 formandos com percursos profissionais na área da educação, mas oriundos de diferentes contextos, o que tornou a formação e os momentos de partilha, bastante ricos! 

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp