V Encontro Nacional de iniciativas e Escolas de Segunda Oportunidade

No passado dia 08 de Maio teve lugar no espaço Melka, no Cacém, o V Encontro de iniciativas e Escolas de Segunda Oportunidade, com o mote “15 anos de Educação de Segunda Oportunidade em Portugal-desafios do presente e do futuro”. 

A organização deste Encontro foi da responsabilidade da Câmara Municipal de Sintra, a E2O de Sintra, e do secretariado da rede nacional E2O, naturalmente contando, ainda, com a colaboração das várias E2O existentes a nível nacional. 

No período da manhã tivemos a possibilidade de assistir ao painel: “Escolas de Segunda Oportunidade: olhar o presente, pensar o futuro”, que contou com um leque diversificado de oradores. 

No período da tarde, o Professor David Rodrigues dinamizou um momento formativo em que levou os presentes a refletir na forma como as Escolas de Segunda Oportunidade são lugares de inclusão. 

De realçar que, em simultâneo e ao longo da manhã, decorreu um encontro de jovens das várias E2O. Os jovens realizaram um passeio por Sintra e, após a almoço, trabalharam em grupos com vista a refletir sobre a resposta socio educativa que frequentam e de que modo esta poderia ser diferente. 

No final do dia, numa roda de conversa, e com recurso à mesma dinâmica usada no programa televisivo “The voice”, os júris viravam ou não as suas cadeiras conforme a apresentação de cada jovem. 

Foi um dia de intensa partilha e reflexão sobre o campo relativo à educação de segunda oportunidade que está numa fase de grande desenvolvimento a nível nacional. 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp