“Meu querido mês de agosto!”

Agosto é um mês, por excelência, de férias para as crianças e jovens, mas também para as famílias. Para a equipa da Escola de Segunda Oportunidade, foi o mês de reforçar a realização de entrevistas de motivação para melhor selecionar os jovens sinalizados para o ano letivo 2023-2024.

Os jovens compareceram nas nossas instalações no dia e hora agendados previamente, sempre acompanhados pelos pais ou representantes legais. A entrevista propriamente dita está estruturada em 3 momentos: no 1º estão os pais e o jovem; no 2º está só o jovem e de seguida estão só os pais ou representantes legais.

Pretendemos criar um ambiente de confiança e tranquilidade para apresentar a Escola de Segunda Oportunidade; dar espaço para conhecer o jovem e as suas motivações; quais as dificuldades que identifica no seu percurso escolar; como se vê a si próprio no presente e no futuro; as relações que estabelece com a família e o meio que o rodeia e, qual a perceção que tem acerca daquilo que necessita para ter sucesso.

As entrevistas duram aproximadamente 1hora e 30 minutos. Por outro lado, tendo em conta os dados da sinalização, os que são recolhidos na entrevista e a experiência de trabalho com jovens em situação de risco, a equipa traça o perfil da cada um e afere se tem ou não critério para integrar as turmas da Escola de Segunda Oportunidade.

Houve ainda possibilidade de dar continuidade ao follow up dos jovens que já frequentaram a nossa resposta socioeducativa, estabelecendo contatos telefónicos com os próprios ou com as suas famílias.

A realização periódica do follow up, permitem-nos acompanhar o percurso dos nossos jovens mesmo quando já não estão connosco diariamente e dar o suporte que vão necessitando ao longo do seu percurso de vida.

Para esta equipa, agosto foi mês de fechar um ano e começar já a sonhar com o próximo!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp