Da Escola de Segunda Oportunidade para o Micro Bosque…

No âmbito da implementação da resposta socioeducativa Escola de Segunda Oportunidade- Educar e Formar para Inserir- Lisboa, nos territórios de Lumiar e Santa Clara, temos vindo a desenvolver um trabalho de contato com os vários parceiros locais com vista a dar a conhecer a intervenção da E2O e estabelecer pontes com o território nas suas diferentes dimensões. 

Assim, uma das reuniões foi com a Quinta Alegre, espaço da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, com gestão da Direção Cultural da Câmara Municipal de Lisboa. 

Foi deste modo, que tomamos conhecimento da possibilidade de os nossos jovens participarem na construção de um micro bosque no território. 

Este projeto nasce da parceria entre a Quinta Alegre e a Associação Musgo Azul (no âmbito de uma candidatura ao Programa BIP ZIP) que tem como objetivo principal a reflorestação de um espaço na freguesia de Santa Clara.  Para este fim, o Instituto de Apoio à Criança, o Agrupamento de Escolas do Alto do Lumiar, o IEFP e a Junta de Freguesia de Santa Clara, foram convidados a participar numa reunião de trabalho com vista a planear a execução deste projeto. 

A participação da Escola de Segunda Oportunidade neste projeto, passa pelo envolvimento dos jovens da turma afeta ao Agrupamento de Escolas do Alto do Lumiar na criação e implementação de técnicas de agricultura regenerativa, criando elementos de suporte à biodiversidade.  

O projeto está dividido em diferentes momentos: O Laboratório do Micro- bosque, consiste na criação do espaço onde irá acontecer a reflorestação através de técnica de agricultura e pretende consciencializar os destinatários para a importância das florestas; As Oficinas de Biodiversidade que são um espaço de atelier que contribui para aprofundar a criatividade dos jovens; A Programação Comunitária, prevê a realização de ações promovendo um sentido de apropriação de um espaço publico e de partilha comunitária.  

O projeto tem início no mês de novembro, com final previsto para o final do ano letivo e com uma dinâmica de sessões semanais com os jovens.  

Esta é mais uma oportunidade de “dar mundo” aos nossos jovens, abrir horizontes e trabalhar as competências pessoais e sociais para que fiquem mais bem preparados para enfrentar o mundo! 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp