“Sorrir em vez de agredir”

O IAC – Polo de Coimbra foi desafiado pela Associação de Pais da Escola EB nº 1 de S. João do Campo para desenvolver três sessões, espaçadas no tempo, de forma a promover, de forma positiva, comportamentos mais positivos nas crianças de 1º ciclo desta escola.

Assim, para dar início ao projeto e celebrar a Convenção sobre os Direitos da Criança, a técnica Ana Vicente e a estagiária de psicologia Laura Coello, desenvolveram a primeira sessão no passado dia 22 de novembro, tendo dinamizado e explorado a história infantil “Orelhas de Borboleta”. Participaram nas sessões as 55 crianças do 1º ciclo desta escola e as suas três professoras.

Ao longo das sessões desenvolvidas, sempre com uma perspetiva lúdico-pedagógica, tentou-se promover o conhecimento sobre os Direitos da Criança, mas, também, dos seus deveres. Com base na história, analisámos ainda criticamente condutas inadequadas (desrespeito pelos outros) de forma a promover a aceitação das diferenças, a competência de Empatia – saber colocar-se no lugar do outro e competências de Respeito pelo outro.

As crianças foram desafiadas a uma participação ativa em todas as dinâmicas, mostrando entusiasmo e alegria através das suas intervenções espontâneas e de genuínas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp