No passado dia 6 de fevereiro, os jovens da Escola de Segunda Oportunidade dos territórios do Lumiar e Santa Clara foram até Belém para visitar o Mosteiro dos Jerónimos, um monumento classificado pela UNESCO como Património da Humanidade que se destaca pelas fachadas, a Igreja e os claustros.
Os jovens foram desafiados pelos professores de História e Artes a preencher um quiz durante a visita, o que provocou um maior interesse pela exploração dos detalhes do Mosteiro, pelo estilo arquitetónico e pelo reconhecimento dos símbolos.
Quando saímos do Mosteiro, fomos até à obra de Bordallo II, intitulada de Big Raccoon. Os jovens identificaram peças como para-choques, contentores do lixo, pneus e os eletrodomésticos, camuflados com os elementos naturais.
Por outro lado, no dia 22, alguns alunos da E2O do Lumiar e Santa Clara deslocaram-se ao Museu do Azulejo, em Marvila, para conhecer a coleção que abrange a produção do azulejo da segunda metade do século XV até à atualidade. Para além do azulejo, puderam observar cerâmica, porcelana e faiança. O percurso foi explorado através de um peddy paper preparado pela equipa do museu e, no final da visita, os jovens puderam pintar e caracterizar o seu próprio azulejo, destacando esta como a parte favorita.
Também a turma do território de Marvila foi conhecer o cemitério dos Prazeres no dia 23 de fevereiro. Este local conta com um historiador que dinamiza as visitas guiadas. Ao longo destas visitas são abordados temas como: a história dos ilustres ali sepultados, nomeadamente a história de amor dos condes de Valbom e, ainda, o simbolismo associado às imagens colocadas nos vários jazigos.
Tal como diz o referido historiador: “O cemitério dos Prazeres é um museu a céu aberto!”
Estas atividades de contato com novas realidades ajudam os nossos jovens a viver novas experiências e a abrir horizontes o que constitui uma grande mais-valia e é muito valorizado na nossa intervenção!