Dia Internacional das Crianças Desaparecidas – 25 de maio

Nota de Imprensa

O dia 25 de maio foi assinalado pela primeira vez como o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas (IMCD) em 2001 em Bruxelas e assinalou-se pela primeira vez em Portugal, por iniciativa do IAC (Instituto de Apoio à Criança) a 25 de maio de 2004. O SOS Criança Desaparecida do IAC disponibilizava nessa altura o número 1410 para que os apelantes reportassem situações de crianças desaparecidas. Em 2007, por despacho do Ministério da Administração Interna, o número 1410 foi substituído pelo 116000 e em 2008 começa então a funcionar em Portugal este número único europeu. Em 2009 é lançado em 10 estados-membros da União Europeia. 

Este número único europeu, anónimo e confidencial, assegura que em qualquer país da União Europeia, seja possível aceder à linha da Criança Desaparecida. Esta linha recebe apelos, via telefone, email, chat e WhatsApp de quem quiser comunicar desaparecimentos de crianças e jovens até aos 18 anos de idade, oferecendo aos apelantes orientação e apoio, a nível psicológico, jurídico e social. 

Faculta gratuitamente acompanhamento psicológico aos familiares das crianças e jovens desaparecidos e o apoio aos jovens, após o seu aparecimento, garantindo um follow up quando os jovens aparecem. 

De acordo com a nossa casuística, nos últimos 3 anos, encaminhámos 51, 58 e 49 casos de Crianças Desaparecidas por ano, nomeadamente em 2021, 2022 e 2023. Este ano, até abril, inclusive, encaminhámos 10 situações. As tipologias destes 10 casos foram fugas (de casa e instituição). Este ano, até abril, inclusive, recebemos 17 apelos no âmbito do tema das crianças desaparecidas.  

No total da nossa intervenção, desde que em 1994 se começaram a receber na linha geral do SOS Criança alguns apelos desta natureza e após a criação de números específicos, o 1410 e atualmente o 116000, no âmbito dos desaparecimentos, podemos dizer que foram encaminhados 874 processos de crianças desaparecidas, até ao final de 2023. 

Para assinalar o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas, o IAC vai divulgar a campanha “A linha que procura reencontros”, de modo a dar a conhecer este recurso à sociedade civil em Portugal. 

Este ano, a Missing Children Europe (MCE) que coordena as linhas 116000 por toda a Europa, incentiva a comunidade em geral a refletir sobre estas histórias e a divulgar este dia através da campanha “Sonhos Perdidos” (“Missing Dreams” campaign). “Missing Dreams” serve como um lembrete de que todas as crianças têm sonhos e aspirações para o seu futuro, e quando uma criança desaparece, as vidas e sonhos dessas crianças e das suas famílias são perturbadas.  

Tal como nos anos anteriores, participaremos nesta e noutras campanhas internacionais, nomeadamente nas campanhas organizadas pelo Centro Internacional para Crianças e Jovens Desaparecidas e Exploradas (ICMEC) e pela Amber Alert 

Estaremos também presentes nas escolas básicas, com campanhas de prevenção e informação relativas ao tema. 

Podem acompanhar as nossas atividades através das redes sociais do IAC, Instagram, Facebook, e no site do IAC. 

Vídeo em português da Campanha “Sonhos Perdidos” da Missing Children Europe aqui


Infográfico Linha 116000 Dados Estatísticos de Janeiro a Abril de 2024

Infográfico Linha SOS Criança Desaparecida 116000 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp