Feira das Profissões da Alta de Lisboa

No dia 21 de maio, sob a organização da Associação de Moradores do PER 11, a Escola de Segunda Oportunidade, marcou presença na Feira das Profissões da Alta de Lisboa.  

Nesta Feira, estiveram diferentes escolas profissionais do território de Santa Clara, do Lumiar e de Alvalade, assim como o exército, sendo convidada a Escola Segunda Oportunidade a formar parte desta iniciativa e dar a conhecer aos jovens presentes, e sobre tudo aos professores e técnicos do território, o projeto desenvolvido na mesma área geográfica. 

Em representação da nossa Escola, estiveram: um técnico do IAC, o TIL da Escola Pintor Almada Negreiros e um jovem, de forma a partilhar com seus pares a sua experiência no projeto. 

Durante o dia todo, aproximaram-se à banca da E2O, vários jovens, maioritariamente da Escola Pintor Almada Negreiros, mas muitos outros do próprio território e jovens da própria associação, curiosos com o projeto, levantando questões e recolhendo informações, tanto através do levantamento de brochuras, como de conversas informais com os técnicos e com o jovem.  

Para os motivar a decidir acerca do seu futuro, realizamos a dinâmica do “Quantos queres?”, colocando diferentes perguntas como: “Qual seria o teu dia perfeito no trabalho?”, “Qual é tua atividade favorita, e como podes utilizá-la no futuro?” e muitas outras questões que levassem os jovens a pensar e refletir sobre o futuro. 

Destaca-se que durante a feira, houve uma grande presença de professores, técnicos e adultos curiosos, preocupados pelo futuro dos seus alunos, filhos, netos ou familiares, chegaram para obter mais informações.  

Sendo a Escola Segunda Oportunidade, uma resposta para jovens de entre os 15 e 18 anos, em risco de exclusão e com elevado absentismo ou abandono escolar, muitas destas pessoas interessados por esta resposta, levantaram questões, consultaram os requisitos de acesso e interessaram-se sobre a localização da escola dentro da freguesia. 

Esta Feira das Profissões da Alta de Lisboa foi, mais uma excelente iniciativa impulsionada pela comunidade, onde a participação da Escola Segunda Oportunidade se revestiu de grande importância para dar a conhecer o projeto, envolver os jovens que fazem parte da escola e podem assim, partilhar com os seus pares a sua experiência, contribuindo para uma aproximação da comunidade à escola, e da escola à comunidade. 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp