VI Encontro Nacional de Iniciativas e Escolas de Segunda Oportunidade “Construindo Futuros: Educação, Participação e Liberdade nos 50 Anos de Abril”

No passado dia 7 de Junho, teve lugar o VI Encontro Nacional de Iniciativas e Escolas de Segunda Oportunidade: Construindo Futuros: Educação, Participação e Liberdade nos 50 Anos de Abril, que reuniu as Iniciativas e Escolas de Segunda Oportunidade de todo o país. Foram reforçados os valores conquistados em Abril de 1974, nomeadamente, uma das mais importantes conquistas, a educação: uma educação responsável, de qualidade, digna e acessível a todos. 

Tratou-se de uma organização conjunta da Rede de Iniciativas e Escolas de Segunda Oportunidade, do IAC e da Câmara Municipal de Lisboa. 

No decorrer do dia, em sede do Teatro Aberto, tanto na voz dos parceiros como também de ilustres convidados com renome na arte da pedagogia, foi feito um balanço do trabalho que tem sido desenvolvido junto dos jovens destas Escolas, identificando-se dificuldades, sucessos e perspetivas futuras, definindo-se compromissos para os projetos educativos a implementar. 

Decorrido já o período da manhã, com as apresentações dos oradores convidados e após o almoço, foi a vez de 4 Escolas de Segunda Oportunidade apresentarem uma reflexão crítica da sua intervenção e trabalho. Logo de seguida, todos foram convidados a integrar três grupos de trabalho (Empregabilidade; Recrutamento e Parcerias; Acompanhamento Psicossocial), por forma a promover a troca de ideias e experiências pessoais e profissionais.  

Paralelamente, na Escola Básica Marquesa de Alorna, decorriam os trabalhos dos jovens da rede que, acompanhados por elementos das equipas técnicas, foram desafiados a participar em atividades culturais, como foi o peddypaper, no centro histórico da cidade de Lisboa, onde puderam conhecer alguns dos locais mais emblemáticos do dia 25 de abril de 1974 e conhecer a História de Portugal, nomeadamente o que foram os acontecimentos desse dia. O almoço foi-lhes servido na referida Escola e, no período da tarde, foram desafiados a criar com as suas próprias mãos, uma representação de uma E2O ideal. 

Em jeito de finalizar o VI Encontro Nacional de Iniciativas e Escolas de Segunda Oportunidade, foi tempo de reunir todos os jovens e graúdos num momento que se fez de celebração conjunta da E2O.  Foram partilhados sonhos e foi celebrado o sucesso dos jovens que iniciam agora uma nova etapa das suas vidas pessoas, escolares e profissionais.  

 

DIDASCÁLIA 

 

 Os jovens entregaram cravos feitos em contexto de um projeto escola, a todos os presentes. 

 

                                                                            DEIXA (todos em uníssono)  

 

“Só há liberdade a sério
  Quando houver 

 

                                                                                  A paz, o pão, habitação
                                                                                  Saúde, EDUCAÇÃO 

               Só há liberdade a sério quando houver
               Liberdade de mudar e decidir 

                                                                      Quando pertencer ao povo o que o povo produzir 

                                                                      E quando pertencer ao povo o que o povo produzir”  

(Sérgio Godinho) 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp